O fundo norte-americano Ten Oaks Group comprou as operações de e-commerce da Rakuten no Brasil. A aquisição foi feita no segundo semestre de 2019, mas só foi divulgada na sexta-feira, 17 de janeiro de 2020, pelo site “Valor Econômico”. Desse modo, Rakuten agora é Gencomm.
A marca Gencomm já está incorporada aos sites da empresa. Sendo assim, as outrora plataformas One e Genesis passam a chamar-se Genone e Genstore. A ferramenta de logística passa a ser a Genlog. E, enfim, o antigo Rakuten Shopping é agora GenMarket.
As cores dos sites também foram substituídas. Enquanto os japoneses usavam a vermelha, que do ponto de vista da Psicologia das Cores é arrojada e, por isso, transmite “impulso” e “ousadia”; os norte-americanos preferem a azul, a qual é considerada uma cor conservadora que transmite “segurança” e “estabilidade”.
Ademais, o número de colaboradores diminuiu. De acordo com o site Valor Econômico, em outubro de 2019 a empresa operava com 150 pessoas, mas agora emprega apenas 100. Ou seja, houve um decréscimo de quase 34% no número de funcionários.
Importante lembrar, o ex-CEO René Abe deixou a empresa no ano passado. Os novos donos atuam no ramo de tecnologia, como você poderá saber mais em seguida.
Acesse e leia também o post “Migração de plataforma e-commerce”. Descubra, assim, como transferir a sua loja virtual para outro sistema.
QUEM SÃO OS DONOS DA GENCOMM?
Os donos da Gencomm, os quais integram o Ten Oaks Group, são investidores private equity que visam oportunidades em empresas de médio porte com EBITDA inferior a US$ 35 milhões. O grupo tem realizado transações representativas em ao menos cinco áreas distintas:
01 – Auditorias e regulações;
02 – Construção;
03 – Tecnologia;
04 – Software de comércio eletrônico;
05 – Serviços.
A empresa tem como diretor o Sr. Michael Hahn. Este, por sua vez, é associado ao Sr. Matt Magan. Já o profissional líder de investimentos do Tem Oaks Group é o Sr. Alex Huron. O conselho consultivo é formado por Paul Thompson, John Moorefield e Kevin Nolan.
Acesse e leia também a página “Design para e-commerce”. Dessa maneira, saiba como migrar ou realizar o redesign do layout da sua loja virtual com o suporte especializado da agência e-Plus.