Raia Drogasil compra Onofre e se torna a marca mais poderosa do varejo farmacêutico online e offline no Brasil.
O processo de aquisição começou em fevereiro e foi concluído neste mês de julho de 2019, de acordo com nota informativa do site Money Times.
Assim, o grande desafio a ser enfrentado pela empresa nos próximos meses será a integração dos sistemas de vendas das redes.
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RAIA DROGASIL COMPRA ONOFRE: PRÓXIMOS PASSOS
Com a aquisição, segundo o Money Times, a Raia Drogasil iniciará a partir de agosto de 2019 uma série de processos de integração e otimização de suas marcas.
Com efeito, serão realizadas ações como:
- Mudança da bandeira Onofre para Raia ou Drogasil nas lojas físicas
- Fechamento de 8 lojas Onofre devido a baixo desempenho ou sobreposição com outras lojas
- Transformação da marca Onofre em sinônima de preços baixos no meio online
- Reforço das marcas Raia e Drogasil como sinônimas de rapidez de entrega e conveniência
- Integração dos sistemas de vendas da rede
- Integração do balanço geral das redes
Além disso, um centro de distribuição da Onofre que estava sediado no distrito da Mooca, em São Paulo, já foi desativado.
Enfim, com essas medidas, espera-se que as lojas Onofre, que vendem R$ 500 mil mensais cada atualmente, se aproximem dos números das lojas Raia Drogasil, que vendem R$ 800 mil mensais por ponto.
NÚMEROS DO VAREJO FARMACÊUTICO
De acordo com dados do Conselho Federal de Farmácias (2016) existem aproximadamente 82 mil farmácias em atividade no Brasil.
Juntas elas faturaram R$ 57 bilhões em 2017, segundo o QuintilesIMS Institute.
Com tamanho faturamento, o varejo farmacêutico brasileiro é considerado o sexto maior do mundo, conforme pesquisa IQVIA mencionada no site da FIA.
Neste cenário, nas prateleiras das farmácias não estão apenas medicamentos, mas produtos de higiene, beleza e até alimentos como leites especiais.
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COMO INTEGRAR UMA FARMÁCIA COM E-COMMERCE
Integrar a sua farmácia física com um site e-commerce pode ajudá-lo a aumentar as suas vendas.
Para tanto, basta utilizar uma plataforma como a Linx Commerce, por exemplo, que já vem com sistema ERP nativo.
Um sistema ERP permite integrar os estoques da sua loja virtual com o das lojas físicas.
Desse modo, com um negócio unificado, é possível melhorar o atendimento em ambas as frentes de vendas.
Assim, com uma estratégia omnichannel você certamente aumenta as suas chances de fazer mais vendas e gera mais oportunidades de crescimento para o seu negócio.