Quinta Revolução Industrial: como isso impacta o e-commerce?

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Saiba também como a Indústria 5.0 influencia o Marketing!

Foto: a imagem mostra uma equipe de trabalho diversificada em uma fábrica, incluindo humanos e um robô, trabalhando juntos em um projeto, mostrando como a automação está sendo integrada na indústria, o que caracteriza a Quinta Revolução Industrial.
A colaboração entre humanos e máquinas inteligentes é uma das características da Quinta Revolução Industrial. Foto meramente ilustrativa: @aleksandarlittlewolf (com edição auxiliada pela IA do Adobe Photoshop Beta v26.1)

A Quinta Revolução Industrial, ou Indústria 5.0, é o mais novo modelo de transformação de matérias-primas em mercadorias, o qual combina a criatividade e força de trabalho humanas sobretudo com a robótica turbinada com Inteligência Artificial (IA). Em outras palavras, é a colaboração entre homem e máquinas inteligentes, cognitivas e autônomas na fábrica, tendo em vista a liberação do tempo, a sustentabilidade e a personalização de produtos. Neste artigo, apresentaremos as principais características desta nova indústria, bem como seus impactos no e-commerce e no Marketing. Acompanhe!

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COMO CHEGAMOS NA QUINTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

Para entender como a sociedade chegou à Quinta Revolução Industrial, vejamos a seguir um breve resumo histórico:

1 – Indústria 1.0

Em 1760, a Inglaterra iniciou a Revolução Industrial ao criar fábricas têxteis mecanizadas e ao conceber a máquina a vapor. Essa revolução possibilitou produzir mais em menos tempo e com menos esforço físico. Dessa maneira, a Inglaterra saiu de uma economia agrícola para uma economia industrializada. Isso gerou novas formas de trabalho e novos meios de transporte. Além disso, gerou a descoberta de novas fontes de energia, o que passou a mudar a sociedade como um todo nos anos seguintes.

2 – Indústria 2.0

Inicia-se por volta dos anos 1880, coincidindo com o início da eletrificação em larga escala. Posteriormente, potencializa-se com a invenção da Administração Científica de Frederick Taylor (1856-1915). O petróleo emerge como fonte de energia. Com base nestas e em outras evoluções da época, Henry Ford lança a linha de montagem para fabricar automóveis. Esse tipo de industrialização gerou a urbanização das cidades, além de aumentar a produção de bens.

3 – Indústria 3.0

Surgiu em 1970 com a aplicação da eletrônica e da digitalização nas fábricas. É quando ocorrem as primeiras experiências com automação e computadores na produção industrial. A automação, por sua vez, passa a substituir mão-de-obra humana, a robótica passa a substituir alguns trabalhos repetitivos, a informatização surge como ferramenta de monitoração de processos, a eletrônica aumenta a precisão dos instrumentos, a globalização integra fábricas de vários países e diferentes setores. Enfim, muita tecnologia, mas nenhuma preocupação ambiental até aqui.

4 – Indústria 4.0

Em 2010, potencializou-se a digitalização das fábricas com a internet e com a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), iniciando assim a era dos dados na indústria. Bancos de dados ajudam os empresários a identificar padrões e a tomar decisões. Amplia-se a comunicação e a integração de fábricas, a robótica avança. Além disso, inicia-se a integração das máquinas e dispositivos à internet, e a Realidade Aumentada (RA) passa a servir como ferramenta de treinamento de operários e para gerar experiências imersivas na área de manutenção.

5 – Indústria 5.0

Ainda sem marco temporal, mas prestes a acontecer (ou já ocorrendo) a Quinta Revolução Industrial é a fusão da IA com a inteligência humana e, além disso, com a robótica avançada. Ela traz valores como a colaboração entre humanos e robôs, a preocupação com as questões ambientais, a produção de bens conforme as necessidades e preferências de cada consumidor, a priorização do bem-estar humano.

Imagem: infográfico com o resumo das 5 etapas da Revolução Industrial.
Infográfico: as 5 etapas da Revolução Industrial. Edição: @agenciaeplus via Adobe Express

Como se pode observar, quando novas tecnologias com poder de mudar tudo em escala global aparecem, elas automaticamente iniciam uma nova fase industrial. No próximo tópico vamos citar as principais características da Quinta Revolução Industrial. Continue lendo!

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA QUINTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Entre as principais características da Quinta Revolução Industrial, que pode estar acontecendo agora mesmo, podemos citar, por exemplo:

  • A colaboração e integração entre humanos e máquinas inteligentes;
  • IAs cada vez mais sofisticadas em diferentes dispositivos, aprendendo e evoluindo continuamente;
  • Priorização do bem-estar do trabalhador;
  • Processos produtivos sustentáveis, com baixo impacto ambiental e economia circular;
  • Ética e Responsabilidade Social em todas as fases da produção;
  • Priorização da experiência do cliente por meio da personalização em massa dos produtos;
  • Integração de biologia, nanotecnologia, robótica e outras tecnologias para criar novos produtos;
  • Uso de IAs e novas tecnologias para criar novos processos de trabalho nas fábricas;
  • Novas profissões com novos modelos de trabalho flexíveis.

Estas e outras características da Quinta Revolução Industrial poderão, enfim, gerar grandes impactos no e-commerce e no Marketing. Este é o assunto do próximo tópico. Leia agora!

IMPACTOS NO E-COMMERCE E NO MARKETING

Assim como a Revolução Industrial, o Marketing está em sua quinta etapa. O Marketing 1.0, por exemplo, era centrado no produto. Em seguida, no 2.0, o foco passou a ser as necessidades dos consumidores. Já o Marketing 3.0 caracterizou-se pelo empoderamento dos consumidores por meio das redes sociais. Enquanto isso, o 4.0 uniu o Marketing Tradicional com o Digital. E, enfim, estabeleceu-se o Marketing 5.0 que emprega tecnologias como aprendizagem de máquina, automação e IA na divulgação.

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Indústria 5.0, e-commerce e Marketing

O Marketing 5.0 encontra-se, portanto, na mesma fase da Indústria 5.0. O mesmo, aliás, ocorre com o e-commerce. Dessa maneira, tanto o Marketing quanto o e-commerce recebem os impactos provenientes da nova indústria. E esses impactos se refletem em ações como:

  • Hiperpersonalização com o cliente no centro das decisões de produção e divulgação de produtos;
  • Predição do comportamento e, desse modo, antecipação das demandas dos consumidores;
  • Conversação dos consumidores com chatbots, assistentes virtuais e assistentes humanos via apps;
  • Inbound Marketing hiperpersonalizado e potencializado com Automação de Marketing e IA;
  • Influenciadores autômatos com IA colaborando com influenciadores humanos na divulgação e venda;
  • Produtos sustentáveis com divulgação com foco em sustentabilidade.
Vídeo: saiba mais sobre hiperpersonalização no e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Como visto, a Quinta Revolução Industrial certamente revolucionará também o e-commerce e o Marketing. Ao combinar IA e inteligência humana, a Indústria 5.0 permite gerar experiências de consumo cada vez mais focadas em personalização. Por isso, em uma visão otimista, ela possibilitará transformar o modo como as empresas como a sua se relacionam com os clientes, gerando mais satisfação não só para esses clientes, mas para a sociedade como um todo.