Quando a pergunta é “Quanto investir em Marketing Digital no e-commerce?”, o que você responde? Você tem um plano para atuar neste aspecto ou investe “o que der na telha”?
Quanto investir em Marketing Digital: a realidade brasileira
De acordo com a “Pesquisa Nacional do Varejo Online” realizada pelo Sebrae nos anos de 2014, 2015 e 2016, as empresas de varejo online nacionais investem uma média de 13% de seu faturamento em Marketing.
Um segundo estudo, este veiculado pelo The Boston Consulting Group, informa que só 2% das empresas brasileiras aproveitam plenamente o potencial do Marketing Digital.
Enfim, apesar dos avanços do e-commerce nos últimos 20 anos, muitos empreendedores ainda não estão divulgando seus negócios da maneira adequada.
Quanto investir em Marketing Digital: a medida certa
Como saber a medida certa do quanto investir em Marketing Digital na sua loja virtual? O primeiro passo é descobrir o quanto precisa vender por ano, por mês, por semana, por dia. Isto é, você precisa estipular as suas metas de vendas. Para tanto, acesse e leia o post “Vendas no e-commerce: como estipular metas adequadamente” e depois retorne para cá.
Se as suas metas de vendas informam que a sua loja virtual precisa de 4 vendas diárias, então será necessário multiplicar esse número pela quantidade de visitantes necessários para gerar 1 venda.
Ora, sabemos que a Taxa de Conversão do comércio eletrônico brasileiro em geral gira em torno de 1%. Sendo assim, a cada 100 visitantes únicos 1 venda acontece no site e-commerce de um varejista online como você.
Logo, ao multiplicarmos 4 por 100, chegamos à conclusão que para fazer 4 vendas serão necessários que ao menos 400 consumidores visitem a sua loja virtual por dia. De posse desta informação, restará descobrir quanto custa em termos de Marketing Digital para obter esses 400 visitantes únicos diariamente.
Quanto investir em Marketing Digital: estratégias
Muito bem, depois de descobrir quantos visitantes deverá encaminhar até o seu site e-commerce por dia, será necessário escolher as estratégias de Marketing Digital com as quais pretende divulgar suas páginas de produtos.
• Leia também: “Marketing Digital: pesquisa revela as estratégias mais usadas”
Algumas das estratégias mais comumente usadas no Brasil são as de:
• Links patrocinados para e-commerce
• E-mail Marketing para e-commerce
• Inbound Marketing para e-commerce
Ao escolher, por exemplo, uma estratégia de links patrocinados, você saberá rapidamente o quanto será necessário gastar por dia para obter os 400 visitantes diários necessários para gerar as 4 vendas do nosso case.
Lembre-se de que o preço final nesta ferramenta varia. Ele vai depender sobretudo das palavras-chave utilizadas e da concorrência do seu nicho de negócios. Algumas palavras-chave custam centavos de reais por cliques dados por consumidores. Outras, porém, podem custar mais de R$ 100,00 o clique.
Informe-se sobre todas as oportunidades de divulgação. Escolha as ferramentas com melhor desempenho. Com o tempo, otimize o uso dessas ferramentas para assim conseguir mais visitantes para a sua loja virtual com cada vez menos gastos.