Quanto investir em Marketing Digital para divulgar e-commerce?

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Calcule seus gastos com divulgação de acordo com as suas metas de vendas

Quanto investir em Marketing Digital depende das suas metas de vendas.

Quanto investir em Marketing Digital depende das suas metas de vendas.

Quando a pergunta é “Quanto investir em Marketing Digital no e-commerce?”, o que você responde? Você tem um plano para atuar neste aspecto ou investe “o que der na telha”?

Quanto investir em Marketing Digital: a realidade brasileira

De acordo com a “Pesquisa Nacional do Varejo Online” realizada pelo Sebrae nos anos de 2014, 2015 e 2016, as empresas de varejo online nacionais investem uma média de 13% de seu faturamento em Marketing.

Um segundo estudo, este veiculado pelo The Boston Consulting Group, informa que só 2% das empresas brasileiras aproveitam plenamente o potencial do Marketing Digital.

Enfim, apesar dos avanços do e-commerce nos últimos 20 anos, muitos empreendedores ainda não estão divulgando seus negócios da maneira adequada.

Quanto investir em Marketing Digital: a medida certa

Como saber a medida certa do quanto investir em Marketing Digital na sua loja virtual? O primeiro passo é descobrir o quanto precisa vender por ano, por mês, por semana, por dia. Isto é, você precisa estipular as suas metas de vendas. Para tanto, acesse e leia o post “Vendas no e-commerce: como estipular metas adequadamente” e depois retorne para cá.

Se as suas metas de vendas informam que a sua loja virtual precisa de 4 vendas diárias, então será necessário multiplicar esse número pela quantidade de visitantes necessários para gerar 1 venda.

Ora, sabemos que a Taxa de Conversão do comércio eletrônico brasileiro em geral gira em torno de 1%. Sendo assim, a cada 100 visitantes únicos 1 venda acontece no site e-commerce de um varejista online como você.

Logo, ao multiplicarmos 4 por 100, chegamos à conclusão que para fazer 4 vendas serão necessários que ao menos 400 consumidores visitem a sua loja virtual por dia. De posse desta informação, restará descobrir quanto custa em termos de Marketing Digital para obter esses 400 visitantes únicos diariamente.

Quanto investir em Marketing Digital: estratégias

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Muito bem, depois de descobrir quantos visitantes deverá encaminhar até o seu site e-commerce por dia, será necessário escolher as estratégias de Marketing Digital com as quais pretende divulgar suas páginas de produtos.

• Leia também: “Marketing Digital: pesquisa revela as estratégias mais usadas

Algumas das estratégias mais comumente usadas no Brasil são as de:

Links patrocinados para e-commerce

E-mail Marketing para e-commerce

Inbound Marketing para e-commerce

Ao escolher, por exemplo, uma estratégia de links patrocinados, você saberá rapidamente o quanto será necessário gastar por dia para obter os 400 visitantes diários necessários para gerar as 4 vendas do nosso case.

Lembre-se de que o preço final nesta ferramenta varia. Ele vai depender sobretudo das palavras-chave utilizadas e da concorrência do seu nicho de negócios. Algumas palavras-chave custam centavos de reais por cliques dados por consumidores. Outras, porém, podem custar mais de R$ 100,00 o clique.

Informe-se sobre todas as oportunidades de divulgação. Escolha as ferramentas com melhor desempenho. Com o tempo, otimize o uso dessas ferramentas para assim conseguir mais visitantes para a sua loja virtual com cada vez menos gastos.