“Quanto custa uma loja virtual?” é uma pergunta recorrente em motores de buscas como o Google. Entretanto, nenhuma resposta até agora propôs valores de investimentos conforme o porte da empresa. É o que farei neste artigo, acompanhe!
No investimento total médio de uma loja incluo os seguintes itens:
• Planejamento (criação do Plano de Negócios da empresa);
• Criação da identidade visual (logotipo, nome, símbolo, etc.);
• Taxas de abertura de empresa, registros, alvarás, etc.;
• Aluguel de plataforma e-commerce;
• Implantação de e-commerce;
• Marketing Digital;
• Funcionários;
• Estoque;
• Custos gerais (água, luz, internet, etc.);
Do básico ao sofisticado, confira a seguir uma média de quanto você poderá gastar para colocar sua sonhada loja virtual para funcionar.
Em média, quanto custa uma loja virtual (conforme o porte da empresa)?
Na web, existem várias listas de portes de empresas conforme o faturamento máximo de cada uma delas. Para, entretanto, responder à pergunta “Quanto custa uma loja virtual?”, criei uma lista integrada. Nela, incluo as empresas de pequeno porte, conforme a Lei 123/2006, e as empresas de médio a grande porte, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), veja:
• Microempreendedor Individual (MEI):
MEIs são empresas com até 1 funcionário. Elas podem faturar até R$ 81 mil por ano (em 2018). Ao atuar nesse porte empresarial, o ato de colocar uma loja virtual para funcionar (investimento inicial) pode custar desde aproximadamente R$ 1 mil (em projetos básicos, com plataformas de baixíssimo custo) a até R$ 5 mil (em projetos mais sofisticados).
No artigo “53% das empreendedoras de e-commerces têm curso superior”, por exemplo, eu exponho, entre outras informações, que 56% delas investiram inicialmente R$ 1 mil em seus projetos.
• Microempresa (ME):
As MEs são empresas com até 9 funcionários (no ramo de comércio e serviços). Elas podem faturar anualmente entre R$ 81 mil e R$ 360 mil. Neste porte empresarial, pôr um e-commerce em funcionamento pode custar aproximadamente desde R$ 5 mil (projetos muito básicos) a até R$ 50 mil (projeto mais sofisticados).
O valor se justifica porque uma Microempresa demanda mais planejamento, conta com mais produtos, tem mais funcionários e mais custos com Marketing Digital, entre outros encargos.
• Empresa de Pequeno Porte (EPP):
As EPPs são empresas com 10 a 49 funcionários (no ramo de comércio e serviços). Elas podem faturar entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões anualmente. O investimento para colocar um comércio eletrônico para funcionar neste porte empresarial poderá ser de aproximadamente R$ 50 mil a até R$ 100 mil.
• Empresa de Médio Porte:
As Empresas de Médio Porte são aquelas sem distinção de faturamento. Elas possuem entre 50 e 99 colaboradores registrados no setor de comércio e serviços. Para colocar um e-commerce em funcionamento neste porte será necessário um investimento que poderá variar entre aproximadamente R$ 100 mil e R$ 500 mil.
• Empresa de Grande Porte:
As Empresas de Grande Porte são aquelas sem distinção de faturamento, mas que contam com mais de 100 colaboradores registrados no setor de comércio e serviços. A colocação de uma loja virtual em funcionamento neste porte pode variar desde aproximadamente R$ 500 mil a até mais de R$ 1 milhão.
Para se ter uma ideia, no artigo “E-commerce automotivo crescerá mais de 14% em 2018, revela pesquisa”, eu relato o case do Canal da Peça, cujos donos investiram R$ 16 milhões em sua implantação, em 2013.
Conclusão
Vale lembrar, essas estimativas de preços levam em conta múltiplos fatores. O planejamento da empresa, o aluguel da plataforma, a implantação definitiva do e-commerce passando pelo Marketing Digital entram no custo. Quem já tem uma empresa montada e aberta, por exemplo, poderá ter custos menores.
Seja como for, essa lista de médias de preços poderá ajudar empreendedores como você a estabelecer o patamar pelo qual deverão começar um negócio e-commerce.