Em 2016, a consultoria Big Data analisou (a pedido da PayPal) os 10,5 milhões de sites brasileiros e concluiu que 3,54% deles são dedicados ao comércio eletrônico.
Em outras palavras, isso significa que há mais de 371 mil sites e-commerces no Brasil, dos quais 56,38% são de São Paulo, 7,19% são do Rio de Janeiro e 6,97% são de Minas Gerais, os três estados que mais concentram negócios online no país.
E ainda de acordo com o mesmo estudo:
– 76% das lojas virtuais têm preço médio de R$ 100,00
– 8,67% das lojas virtuais têm preço médio de R$ 100,00 a R$ 500,00
– 3,33% das lojas virtuais têm preço médio de R$ 500,00 a R$ 1.000,00
– 12% das lojas virtuais têm preço médio de mais de R$ 1.000,00
Os números de “preço médio” batem com os da 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online publicada pelo Sebrae em parceria com o grupo E-commerce Brasil em junho de 2016, que mostra que 90% dos comércios eletrônicos do país são pequenas empresas.
Conforme os número do Sebrae acerca das lojas virtuais brasileiras:
– 45% delas usam plataforma e-commerce alugada (como a Vtex)
– 32% usam plataforma e-commerce própria
– 14% usam plataforma e-commerce gratuita
– 13% vendem via aplicativo
Contudo, apesar de haver mais de 371 mil lojas virtuais em território nacional, elas representam apenas 2% de participação no mercado de varejo, o qual é formado em quase sua totalidade (96%) por lojas físicas, segundo Pesquisa Anual do Comércio.