Todo dado estatístico sobre o mercado é bem-vindo, pois pode lhe auxiliar a escolher as melhores ações para o seu e-commerce. Neste contexto, ter alguns números à mão, ainda que não sejam exatos, é melhor do que não ter nenhum.
Digo isto porque quero apresentar o “Relatório Conversion do E-commerce Brasileiro 2016” lançado recentemente, que talvez não possua a mesma precisão de um estudo feito pelo IBGE, mas serve como base de apoio.
Conforme esta pesquisa Conversion (que analisou 100 milhões de pageviews de várias lojas virtuais), o e-commerce nacional vai faturar pouco mais de 69 bilhões neste ano, valor este que será distribuído mês a mês em diferentes proporções, como se pode observar a seguir:
– Janeiro: R$ 4,86 bilhões
– Fevereiro: R$ 4,74 bilhões
– Março: R$ 5,69 bilhões
– Abril: R$ 5,69 bilhões
– Maio: R$ 6,18 bilhões
– Junho: R$ 4,65 bilhões
– Julho: R$ 6,06 bilhões
– Agosto: R$ 6,02 bilhões
– Setembro: R$ 5,73 bilhões
– Outubro: R$ 5,87 bilhões
– Novembro: R$ 8,72 bilhões
– Dezembro: R$ 5,54 bilhões
Ao ler este relatório e saber que o terceiro e o quarto trimestre de 2016 serão os mais fortes no e-commerce nacional você pode, por exemplo, tomar a decisão de poupar dinheiro para investir em publicidade e chegar mais forte neste período.
Além disso, como administrador de uma loja virtual é possível comparar este relatório com os demais estudos que coletou para o banco de dados do seu Simulador de Cenário de Negócios. Em síntese, quanto mais informações, mais fáceis e acertadas serão as suas decisões.