Se você leu “Frete e-commerce: entregas demoram até 46 dias no Brasil”, então já sabe que a loja virtual que conta com um bom serviço de entrega se sobressai sobre as concorrentes em termos de fidelização de consumidores. Mas com tantas opções de frete, qual escolher? Leia algumas dicas:
– Correios
Empresa conhecida da população, que faz entregas desde nos grandes centros até os confins do Brasil. Porém, o serviço dos Correios tem limites de dimensões e pesos. E eles não entregam produtos perigosos.
– Transportadoras
Muitas delas não têm tanta credibilidade, mas entregam todos os tipos de produtos, inclusive os perigosos, e os limites de pesos e dimensões das mercadorias são geralmente maiores dos que os dos Correios.
Nova tendência nos países com e-commerce avançado como o Brasil (que ocupa o 10º lugar no ranking mundial de e-commerces), as SDDs são empresas especializadas em entregas rápidas, isto é, no mesmo dia.
– Motos
Serviço de entrega (em todo o território nacional) realizado por motoboys vinculados a aplicativos como o 99motos, que seleciona os entregadores e oferece um serviço de acompanhamento da entrega via satélite.
– Bicicletas
Ideal para entregas mais próximas da sede da empresa ou do seu armazém, as bicicletas são também mais econômicas, pois não requerem combustível e a manutenção não é cara, o que reduz os custos.
– Drones
Por enquanto, não há legislação para frete e-commerce com drones no Brasil. Porém, no interior de São Paulo, a rede de padarias Pão to Go já fez testes de entregas de pão. Seria uma #promessaparaofuturo.
– Fábricas móveis
A Amazon tem uma patente de fábrica móvel, que visa fabricar o produto – em um caminhão equipado com impressora 3D – durante a entrega. Fica a ideia para empreendedores nacionais fazerem um benchmarking.
Fora essas opções, os administradores de lojas virtuais que quiserem melhorar o seu frete poderão terceirizar o serviço com a contratação de empresas como a Mandaê, por exemplo, que empacota, leva, traz e entrega os e-produtos, o que proporciona mais economia de tempo e dinheiro para você, dono de e-commerce.