Amarás seus clientes sobre todas as coisas e situações do e-commerce”. É assim que nós da agência de Marketing Digital E-Plus iniciamos a lista com os“10 mandamentos sagrados e definitivos do e-commerce”,a qual nos foi transmitida e confiada pelos deuses do comércio eletrônico.
Pois é o cliente, senhoras e senhores leitores deste blogue, o fator mais importante para uma loja virtual seja ela destinada às vendas de calçados, de eletrônicos, de artigos de informática ou de qualquer outro produto.
De acordo com o livro “Business modelgeneration” organizado por Alexander Osterwalder, há diferentes tipos de clientes, dentre os quais ele cita como exemplo:
– Segmentados: são uma porção de clientes que possuem necessidades e problemas sutilmente diferentes do todo de clientes.
– Mercado de massa: forma o todo de clientes e se distingue dos grupos de clientes segmentados.
– Mercado de nicho: forma um grupo de clientes com exigências muito específicas.
– Diversificados: forma um grupo de clientes com necessidades e problemas muito diferentes.
– Mercado multilateral: forma dois segmentos de clientes interdependentes que são atendidos pela mesma empresa.
Seja como for, o cliente é o motivo da existência de todo e qualquer tipo de empresa e, consequentemente, dos seus produtos e/ou de sua linha de produtos, os quais servem para amenizar dores e criar ganhos para os próprios clientes.
Atenuar dores e criar ganhos é, justamente, o que Osterwalder nos propõem em seu outro livro denominado“Valueproposition design”. Para ele, as empresas e seus produtos devem focar:
1- Tarefas dos clientes e produtos
Os clientes possuem tarefas que precisam realizar no trabalho, no estudo e na vida pessoal. Assim, os produtos devem ter propostas de valor que ajudem os clientes a desenvolverem tais atividades com mais facilidade.
2- Desempenho e criadores de ganhos
Enquanto realizam as suas tarefas, os clientes querem obter cada vez melhores resultados. Os produtos que a sua loja virtual comercializa precisam oferecer benefícios concretos para melhorar esse desempenho.
3- Dores e analgésicos
Enquanto realiza as suas atividades, os clientes correm riscos, passam por situações ruins, enfrentam obstáculos e os produtos do seu e-commerce devem ajuda-los a diminuir essas dores.
Então, enquanto planeja e/ou gerencia seu e-commerce, é necessário pensar nas tarefas, nas dores e nas necessidades de desempenho do seu público-alvo de clientes e oferecer soluções melhores, que são as propostas de valor.
Além disso, é preciso saber como apresentar essas propostas de valor na interface da sua loja virtual. Durante o cadastro de produtos no e-commerce, por exemplo, procure encaixar as descrições de e-produtos aos e-consumidores adequadamente.
Concluindo, não se esqueça jamais do primeiro preceito dos “10 mandamentos sagrados e definitivos do e-commerce”: “Amarás seus clientes sobre todas as coisas e situações do e-commerce” e tudo o mais vos será acrescentado. Amém!