A pesquisa “E-commerce Radar: 1º semestre 2017” realizada pela consultoria Atlas e publicada online gratuitamente tem revelado inúmeras peculiaridades do comércio eletrônico nacional, tais como o comportamento das gerações nas compras online.
Lemos em “Como as gerações se comportam no e-commerce?” que nada menos do que 5 gerações de pessoas convivem juntas no mundo moderno, são elas as chamadas de:
• Boomer: pessoas nascidas entre os anos 1920 e 1945
• Baby Boommer: nascidas entre os anos 1946 e 1960
• X: nascidas entre os anos 1961 e 1980
• Y: nascidas entre os anos 1981 e 2000
• Z: nascidas a partir de 2001
Cada um desses grupos de indivíduos têm comportamentos, pensamentos e atitudes diferentes sobre a vida, o que acaba se refletindo nas compras. Assim, alguns usam a internet mais do que outros e compram mais online. Neste contexto, de acordo com o “E-commerce Radar”, o mercado de comércio eletrônico nacional é formado por:
• 38% de consumidores com 25 a 34 anos
• 23% de consumidores com 35 a 44 anos
• 18% de consumidores com 18 a 24 anos
• 12% de consumidores com 45 a 54 anos
• 7% de consumidores com 55 a 64 anos
• 2% de consumidores com mais de 65 anos
A pesquisa também confirma os dados dos relatórios WebShoppers da eBit para os quais as mulheres compram mais no e-commerce do que os homens ao expor que no 1º semestre de 2017 o mercado do comércio eletrônico brasileiro compôs-se de 50,1% de mulheres e 49,9% de homens.
Por fim, o “E-commerce Radar” mostra que a Geração Y, que é aquela que mais faz compras online, é também uma geração que compra mais artigos para bebês e crianças do que qualquer outro gênero de produtos. Um terceiro estudo, realizado pela Campaigner, mostrou que a “Geração Y é mais suscetível ao E-mail Marketing para e-commerce”. Leve o seu tempo para pensar nesses dados e descobrir como usá-los para vender mais em sua loja virtual!