Squeeze page e formulário de captura são dois recursos fundamentais para a constituição de uma base de contatos de alta qualidade para fins de realização de campanhas de E-mail Marketing para e-commerce.
Basicamente, eles funcionam da seguinte forma: os consumidores têm acesso a estes recursos enquanto navegam na internet a procura de um produto ou serviço específico. Muitos desses consumidores querem receber mais informações sobre os itens que procuram e, para isso, inserem seus e-mails em uma squeeze page ou formulário de captura que, por suas vezes, inscrevem essas pessoas automaticamente em uma lista de E-mail Marketing. Com isso, esses consumidores vão receber as informações que precisam periodicamente em seus e-mails.
Como se vê, por meio dessas duas ferramentas você administrador de loja virtual poderá criar uma lista com e-mails de pessoas que estão realmente interessadas nos produtos e serviços que está tentando vender, o que é diferente de adquirir uma lista pronta com pessoas que não estão procurando o que você tem a oferecer.
Antes, porém, de falar sobre as diferenças, vou apontar algumas semelhanças entre as squeeze pages e os formulários de captura. Ambos os recursos:
• Possuem campo para os consumidores colocarem o e-mail deles
• Podem ter campos para o consumidor inserir telefone, cidade e outros dados
• Podem oferecer ou não uma isca digital em troca do e-mail do consumidor
• Requerem a confirmação de entrada na lista de e-mail via sistema Opt-in
Agora, vamos conhecer quais as diferenças entre as duas ferramentas, confira:
• Como o nome já diz, squeeze page contempla uma página completa
• Formulário de captura é um módulo dentro de uma página qualquer
• Uma squeeze page é uma página com design voltado para a captura
• Um formulário pode ser colocado no topo, rodapé ou coluna de uma página qualquer
• Uma squeeze page tem mais espaço para argumentação persuasiva
• Um formulário geralmente não tem espaço para argumentos persuasivos
Uma das coisas mais interessantes das squeeze pages e dos formulários de captura é que eles servem não apenas para obter uma lista de e-mails qualificados, mas também para pesquisar os consumidores, posto que você administrador de e-commerce pode inserir campos como “idade”, “profissão”, “local de origem”, “empresa”, etc. e, assim, saber mais detalhes importantes sobre os seus consumidores.
Desenvolva e utilize boas squeeze pages e bons formulários de captura para obter uma lista qualificada para a realização das suas campanhas de E-mail Marketing para e-commerce. No e-commerce, uma boa lista de e-mails é a uma mina de ouro!