Qual a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional no e-commerce?

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Planos de longo, médio e curto prazos que guiam a sua empresa até o sucesso

Os planejamentos estratégico, tático e operacional manterão sua empresa no caminho do desenvolvimento
Os planejamentos estratégico, tático e operacional manterão sua empresa no caminho do desenvolvimento

Assim como em qualquer outra empresa, para um e-commerce crescer e ter sucesso em curto, médio e longo prazos é necessário que ele possua planos com metas (vide artigo sobre KPIs) para essas três etapas, os quais são chamados de planejamento estratégico, tático e operacional.

A seguir, veremos do que se tratam cada um desses planos. Para servir de exemplo nesse processo, suponhamos que você seja o dono de um negócio e-commerce de Turismo. Nesse caso, saiba como seria o:

Planejamento Estratégico (PE):

O PE é aquele realizado pelos empreendedores que fundaram ou que estão no comando da empresa, mais precisamente você no caso deste exemplo. Ele deriva da Missão, Visão e Valores, isto é, da Cultura Organizacional.

Digamos que o seu e-commerce de Turismo possua a seguinte Cultura Organizacional:

o Missão: Oferecer experiências de descanso e lazer com alto padrão de qualidade para os nossos clientes.

o Valores: As comunidades receptivas são importantes para nós; A sustentabilidade é para nós uma obrigação; O bem-estar dos turistas é a nossa obsessão diária.

o Visão: Se tornar a maior empresa de Turismo da cidade de São Paulo até 2022.

Com base no objetivo estabelecido na Visão, você como dono do e-commerce irá desenvolver um PE. Para isso, deverá realizar uma análise de cenários econômicos, ajustar os investimentos que serão realizados em cada departamento do seu negócio, estabelecer um plano de ação que exponha como a sua empresa vai agir nos diferentes cenários de forma geral.

Planejamento Tático (PT):

Você como dono do e-commerce de Turismo irá transmitir as diretrizes do PE aos seus subordinados imediatos, isto é, aos administradores de departamentos, os quais criarão cada qual um PT.

Logo, o PT conta com metas específicas (baseadas nas diretrizes do PE) para cada departamento. Essa metas terão um médio prazo para serem concluídas, geralmente 6 meses a 1 ano.

Planejamento Operacional (PO):

Os administradores transmitirão as diretrizes do PT aos técnicos e operadores do seu e-commerce que, por suas vezes, vão diluir as metas de médio prazo do PT em objetivos de curto prazo que deverão ser estabelecidos no contexto do PO.

Esses objetivos de curto prazo são, por conseguinte, aqueles que deverão ser batidos diariamente ou semanalmente pelos Guias de Turismo e também pelos vendedores, copeiros, faxineiros, contadores e outros funcionários do escalão mais operacional da sua empresa.

Vale lembrar que quando a Visão do seu e-commerce, que é a principal meta do PE, for alcançada em um prazo de 5 anos (em 2022), esta deverá ser realinhada com um novo objetivo de longo prazo, o que demandará também um realinhamento do PE, do PT e do PO.

Um dado final sobre esse assunto: no Brasil, 25% das lojas virtuais possuem apenas 1 funcionário (fonte: 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online), o que significa que este funcionário (que também é o dono) deverá colocar em prática sozinho os três planos ao mesmo tempo.