Participação do e-commerce no varejo é uma métrica que expõe o percentual de mercado ocupado por sites de e-commerce em meio a todo o varejo, o qual também inclui as lojas físicas. Lembrando que o varejo é o tipo de comércio em que a venda é feita diretamente ao consumidor final.
Existe uma fórmula com a qual é possível calcular a participação do e-commerce no varejo. Basicamente, basta multiplicar o faturamento de todo o e-commerce de um local por 100 e, logo depois, dividir o total pelo faturamento de todo o mercado de varejo do mesmo local.
Por exemplo, digamos que todo o varejo (que inclui as lojas online e físicas) de uma cidade fictícia chamada Retail City fature $200 milhões por ano. Neste cenário, as lojas de comércio eletrônico do lugar faturam juntas $112 milhões por ano e as lojas físicas $88 milhões. Como ficaria a participação do e-commerce no varejo local?
Aplicando a fórmula, multiplicamos $112 milhões por 100, conta para a qual teremos um total de 11.200.000.000. Dividimos isso pelo faturamento de todo o mercado local, que é de $200 milhões. Assim, teremos que a participação do e-commerce no varejo de Retail City é de 56%, enquanto as lojas físicas da região ficam com os outros 44%.
PARTICIPAÇÃO DO E-COMMERCE NO VAREJO DO BRASIL E DO MUNDO
Agora que você já sabe o que é e como é feito o cálculo, vejamos como está a participação do e-commerce no varejo do Brasil e do mundo. Logo em seguida, eu vou apresentar alguns números sobre esse tema, continue lendo.
De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) citado pelo Mercado & Consumo, a participação do e-commerce no varejo do Brasil era de menos de 10% até 2019. Entretanto, com a pandemia de Covid-19, esse número saltou para 11,1% em 2020, chegando a até 14,4% durante a Black Friday daquele ano.
Já em 2021, ainda conforme a ABComm, a participação do e-commerce no varejo nacional passou a ser de 11,6%. Isso significa que a pandemia fez crescer e estabilizar a métrica em um patamar acima dos dois dígitos.
Apesar disso, o e-commerce brasileiro parece estar um nível abaixo do e-commerce mundial, já que a participação do e-commerce no varejo de todo o planeta é de 20%, de acordo com números da empresa especializada em dados de mercado, a Statista.
Ademais, a Statista estima que até 2025 o segmento online representará cerca de 25% do faturamento global no varejo. Ou seja, um número mais de duas vezes maior do que o do comércio eletrônico no varejo brasileiro.
MERCADOS DE VAREJO ONLINE QUE MAIS CRESCEM NO MUNDO
Se por um lado a participação do e-commerce no varejo brasileiro, que é de 11,6%, é menor do que a do mundo, que é de 20%; por outro lado, o mercado de varejo online nacional é o que mais cresce no planeta.
A lista a seguir, obtida no site Statista, expõe a taxa de crescimento anual composto (CAGR) de vendas de comércio eletrônico no varejo estimada para 2022 a 2025, por país. Confira:
- Brasil: 20,73%
- Argentina: 20,69%
- Turquia: 20.24%
- Rússia: 18,73%
- Índia: 18,49%
- África do Sul: 17,11%
- México: 16,8%
- Itália: 16,57%
- Japão: 14,70%
- EUA: 14,55%
Como se pode observar, o e-commerce no Brasil vem crescendo a passos largos, mais do que na Argentina e no México, na Itália e no Japão, e muito mais do que em grandes potências como a Rússia e os EUA. Isso pode ser um sinal de que mais cedo ou mais tarde a participação do e-commerce no varejo brasileiro poderá alcançar os níveis globais.
Assim que puder clique em “Market share” e saiba como calcular e aumentar a participação da sua empresa no mercado!