Quando uma pessoa faz a pergunta “qual a estrutura de um e-commerce?”, ao que ela se refere? A princípio, ela pode estar pensando no modelo organizacional. Isto é, na forma do negócio como um todo. Mas em um segundo momento, a referência diz respeito ao layout de uma loja virtual. Neste post, apresento um modo básico de organizar ambos. Confira!
Assim que puder clique também em “Estrutura de loja virtual” para ler um post complementar.
ESTRUTURA DE UM E-COMMERCE: O NEGÓCIO
Em um e-commerce MEI, a estrutura do negócio é bem simples. O dono é o empreendedor, o administrador, o vendedor. Ele é também, muitas vezes, o entregador. É ele quem está à frente do setor de compras, finanças, etc.
Já em uma pequena, média ou grande empresa, as coisas são um pouco diferentes. Há uma equipe, a qual se desdobra em várias funções. Em empresas assim, podemos organizar a estrutura desse modo:
Faixa azul
Na presidência temos o CEO e o conselho de administração. Observe no gráfico que esta ala está na faixa azul, onde se desdobra o plano estratégico. Este tipo de plano é aquele que remonta à Cultura Organizacional (Missão, Visão, Valores).
O CEO e seu conselho traçam planos para os próximos cinco ou dez anos. Eles criam a Visão do negócio. Queremos ser a maior empresa da cidade até 2025, por exemplo. Essa Visão é apoiada pela Missão e pelos Valores. O Endomarketing ajuda a encucar isso paulatinamente hierarquia abaixo.
Faixa laranja
Em seguida entramos na faixa laranja. É a ala do plano tático, que visa a criação de metas de médio prazo. São metas que devem ser concluídas em períodos de seis meses a um ano. Aqui encontramos os profissionais como os gerentes de e-commerce e Marketing.
Há empresas que contam com um setor de inovação. Este setor pode estar alocado em algum ponto entre a ala estratégica e a tática. É nele onde se encontra a figura do empreendedor, que cria novos produtos, serviços e mercados. É a ala voltada para a criação de Oceanos Azuis.
Faixa amarela
Logo depois na estrutura de um e-commerce temos o setor operacional (faixa amarela). Os analistas, atendentes e vendedores; os desenvolvedores; os embaladores e entregadores; os auxiliares administrativos estão nesta ala. É onde as metas de curto prazo devem ser batidas.
Vale dizer, enfim, que as empresas que possuem setor de Inovação têm também um setor de startup na faixa amarela. Neste setor estão profissionais como o agile coach, que orienta times de execução de ideias. Eles atuam sob as ordens do líder empreendedor.
Nem tudo é tão quadrado
Obviamente, na vida real as coisas não são assim tão quadradas. O que lhe mostrei foi só um quadro com as linhas gerais. No dia a dia muitas vezes as funções se misturam. Apesar disso, as funções estão lá, na estrutura de um e-commerce, de alguma forma.
Assim que puder acesse e leia também os artigos:
ESTRUTURA DE UM E-COMMERCE: O SITE
A estrutura de um site e-commerce como uma loja virtual é formada por uma homepage, páginas de departamentos, de categorias e de vendas. Além disso, ela conta com as páginas de políticas, de perguntas frequentes, de atendimento e institucionais. Este é o layout básico.
Ademais, fazem parte dessa estrutura os aplicativos para lojas virtuais. Entre os apps cito os de pagamento, logística e atendimento. Há também os de feedback como o Hotjar, os administrativos como ERPs e OMSs, entre outros.
Assim que puder clique também em “Desenvolvimento de e-commerce”. Conheça, desse modo, 10 etapas cruciais para um bom projeto!