Quando um empreendedor como você tenta saber “qual a diferença entre site e loja virtual” é sinal que pretende implementar um negócio online, mas ainda não decidiu qual é o formato de mídia mais adequado. Não se preocupe, pois estou aqui para lhe ajudar.
Para tanto, aponto a seguir algumas características do site e da loja virtual. Leia e depois faça a sua escolha!
Qual a diferença entre site e loja virtual: características
Regra geral, tanto um site quanto uma loja virtual poderão servir para vender os serviços ou produtos da sua empresa. Entretanto, a primeira mídia possui um viés mais corporativo, enquanto que a segunda é mais voltada para a venda automatizada. Vejamos:
– Principais características de um site:
Sendo o site uma mídia mais corporativa, este geralmente conta com uma página institucional (Sobre) que salta aos olhos. Possui também páginas de serviços, cases e contato. Pode ter também um blog.
Os sites são comumente construídos a partir de plataformas de construção de sites como o WordPress ou Wix, por exemplo. Eles também podem ser desenvolvidos por meio de codificação manual.
Apesar de poderem contar com botões “Comprar” seguidos de uma página de pagamento online como as lojas virtuais, na maioria das vezes os sites são usados como catálogo de serviços de apoio para vendas que serão fechadas via telefone.
– Principais características de uma loja virtual:
As lojas virtuais, por suas vezes, são construídas via codificação manual ou mais frequentemente por meio de plataformas de e-commerce como a Jet Neo, entre outras. Essa lojas contam com as chamadas páginas de produtos.
Cada página de produto tem aplicações que permitem que grandes quantias de consumidores comprem online, de forma automatizada, 24 horas por dia. Entre tais aplicações incluem-se carrinhos de compras e múltiplos sistemas de pagamento online perfeitamente integrados.
Quando uma loja virtual tem muitas páginas de produtos, os desenvolvedores poderão criar sistemas que permitam ao consumidor encontrá-las facilmente. Entram em cena os sistemas de buscas de produtos por categorias, preços, características, etc.
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Resumindo, o site é mais corporativo e ideal para apresentar uma empresa e seus produtos. Na maioria das vezes, contudo, esses produtos são comercializados por meio de uma assistência pessoal via telefone ou chat. Já as lojas virtuais são mais voltadas para a venda automatizada. Para tanto, não é necessária a assistência de um vendedor (apesar disso ocorrer em alguns casos).
Itens que eventualmente podem ser usados tanto em lojas virtuais quanto em sites
Enquanto busca saber qual a diferença entre site e loja virtual, você poderá encontrar também algumas semelhanças. Por exemplo, há determinadas aplicações que são utilizadas tanto em lojas virtuais quanto em sites corporativos, eis algumas delas:
– Informações institucionais:
A página “Sobre” é fundamental tanto em uma loja virtual quanto em um site, pois ela apresenta os dados gerais da sua empresa e ajuda a gerar um ambiente online de credibilidade. Nas lojas virtuais, ela geralmente pode ser encontrada no rodapé.
– Sistemas de pagamentos:
Não existe loja virtual sem sistema de pagamento online, o que é frequente no caso dos sites. Contudo, há sites que empregam sistemas de pagamento online, mas não podem ser chamados de lojas virtuais porque as demais características não combinam.
– Blog integrado:
Ambos podem e devem ter um blog, que é a mídia ideal para a produção de conteúdo e para o chamado Marketing de Atração (Inbound Marketing). O conteúdo capta o interesse dos internautas, que primeiro se tornam visitantes, na sequência viram assinantes e depois se transformam em clientes.
Caso ainda tenha dúvidas, continue pesquisando qual a diferença entre site e loja virtual na web. Aproveite que a maioria dos sites possui um chat e entre em contato com uma agência e-commerce e/ou um agência de sites para fazer perguntas. Todo esse trabalho lhe ajudará a fazer a escolha certa para o seu negócio na internet.