A evolução do e-commerce no Brasil têm provocado uma debandada de empreendedores para a internet, muitos dos quais desconhecem termos básicos do Marketing Digital, o que gera dúvidas e dificulta a tomada de decisões. Neste artigo pretendo elucidar uma dessas dúvidas: a diferença entre SEM e SEO.
– O que é SEM?
SEM é a sigla para Search Engine Marketing, que traduzido ao pé da letra significa Marketing para Mecanismos de Pesquisa. Os tais “mecanismos de pesquisa”, por sua vez, são os sites como o Google, o Bing e o Yahoo Search, onde bilhões de internautas fazem outros bilhões de buscas diariamente.
Mais do que um conceito, o SEM engloba técnicas que servem para a divulgação da sua loja virtual diretamente na interface dos sites buscadores, tais como a dos links patrocinados para e-commerce e a do SEO e-commerce.
– FO que é SEO?
Search Engine Optimization (SEO) ou “Otimização para Sites de Buscas”, em português, é uma das técnicas de SEM. Ela visa posicionar uma determinada webpage entre as primeiras colocadas dos resultados de pesquisa (em relação a uma palavra-chave específica) em um site buscador como o Google, por exemplo.
Para conseguir melhorar a performance e o ranqueamento de uma webpage nos resultados de pesquisas, os profissionais do ramo usam recursos chamados SEO On Page (produção de conteúdo, uso de links internos, etc.) e SEO Off Page (captação de links externos).
As técnicas SEM – tanto a de SEO quanto a de links patrocinados – são de extrema importância para as lojas virtuais mais antigas e principalmente para as novas como a sua. Ao lado das fanpages, elas são a melhor forma de conquistar e fidelizar clientes para o seu negócio digital.