Quando o assunto é desenvolver um projeto no varejo online, existem quatro palavrinhas mágicas que definem ações a realizar, e às quais mais cedo ou mais tarde você, comerciante, acabará ouvindo: criação, upgrade, migração e integração no e-commerce. Pois nesse artigo, você ficará por dentro dos conceitos de cada uma delas e descobrirá qual é a alternativa certa para o seu caso no momento. Acompanhe em seguida!
Considere se inscrever na página da Agência e-Plus no Instagram para receber conteúdo grátis sobre e-commerce e Marketing Digital. Acesse @agenciaeplus agora mesmo e, logo depois, clique no botão “Seguir”! Queremos que você tenha sucesso no comércio eletrônico.
O QUE É CRIAÇÃO, UPGRADE, MIGRAÇÃO E INTEGRAÇÃO NO E-COMMERCE?
Se você está precisando montar, atualizar, redefinir ou escalar uma loja virtual, então chegou a hora de conhecer quais ações tomar para cada uma destas situações. Aqui na Agência e-Plus, nós trabalhamos basicamente com quatro atividades distintas, são elas:
Criação:
Criação é desenvolver uma loja virtual, marketplace ou outro site de e-commerce do zero. Ou seja, é criar um briefing, elaborar um rafe, desenhar um layout, produzir o design do storefront, inserir funcionalidades, fazer testes e configurações, preparar o lançamento e realizar o go live. O trabalho de criação ou montagem termina logo depois que o site de e-commerce vai ao ar pela primeira vez na web.
Upgrade:
Fazer o upgrade é atualizar. Isso pode se referir, por exemplo, ao ato de atualizar o design da loja. Isto é, fazer o redesign para que a loja fique mais moderna e atraente para os consumidores. Por outro lado, o upgrade também diz respeito à ação de ativar um plano premium da sua plataforma e-commerce, ou seja, ativar um plano que seja mais caro, mas que em contrapartida proporcione mais vantagens.
Migração:
Muitas pessoas confundem upgrade com migração e vice-versa. No entanto, a migração é a ação de mudar de plataforma de comércio eletrônico ou de CMS e-commerce. Suponhamos, por exemplo, que você tenha uma loja virtual em uma plataforma monolítica desde o ano 2005 e que pretenda mudar para uma plataforma headless como a VTEX. Ao redefinir sua loja assim, você estará fazendo uma migração.
Integração:
Integração é um conceito que faz parte do glossário sobretudo das plataformas headless. Esse tipo de plataforma tem o front-end separado do back-end, o que permite integrar apps e serviços prontos e testados, os quais passam a funcionar como uma extensão da sua loja virtual. As integrações são feitas via API, em um processo plug-and-play. Isso permite escalar o e-commerce de forma fácil e ágil.
Como se pode observar, a criação, migração, upgrade e integração de e-commerce são atividades diferentes, que servem para momentos distintos do seu comércio eletrônico. Cabe a você compreender quando é a hora de aplicar uma ou outra. Mas se precisar de suporte para isso, recomendo ler o tópico seguinte. Prossiga!
COMO REALIZAR A CRIAÇÃO, MIGRAÇÃO, UPGRADE E INTEGRAÇÃO DE E-COMMERCE?
Para fazer a criação, migração, upgrade e integração de e-commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação nas melhores plataformas headless do mercado, tais como a VTEX, Shopify Plus, Wake Commerce, Linx Commerce, Vnda, Nuvemshop, uappi e deco.cx, as quais são ideais para todos os serviços mencionados. Além disso, esta agência fornece serviços de treinamento, assessoria e consultoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.
Com mais de 11 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Xerox, Pirelli, Wahl Clipper, Speedo, Pierre Cardin, Le Coq Sportif, Polo Play, Zorba, Sonda, Embelleze (Europa) e Rede Torra, por exemplo, em Portugal, Espanha, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Equador e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: