O instituto referência em comportamento do consumidor digital, Ibope Conecta, e a unidade de Marketing de Relacionamento e Big Data do Ibope Inteligência denominada Ibope DTM realizaram entre os dias 21 de setembro e 2 de outubro de 2017 a pesquisa “Customer Experience Report” (CX Report), que demonstrou quais são as lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores no Brasil.
O estudo levou em consideração 2 mil entrevistas online, as quais foram realizadas com consumidores com 16 ou mais anos das classes A, B e C. As pessoas que participaram da entrevista tinham que dar uma nota de 0 a 10 para a seguinte pergunta:
• Em que medida você recomendaria a empresa para um amigo ou colega?
De acordo com os realizadores do estudo, os parâmetros para o cálculo do índice de recomendação que você verá a seguir foram:
• Os consumidores que deram notas de 0 a 6 foram considerados “detratores”, isto é, são pessoas com propensão a falar mal da loja virtual em questão;
• Os consumidores que deram notas 7 ou 8 foram considerados “neutros”, ou seja, são pessoas que se abstém de tomar partido;
• Os consumidores que deram notas 9 ou 10 foram considerados “promotores”, isto é, são pessoas com tendência a falar bem da loja virtual analisada.
Para produzir o índice, os coordenadores do estudo subtraíram do número de promotores o número de detratores. Em outras palavras, quanto maior a quantidade de promotores, mais recomendada é a loja virtual. Confira agora o índice:
Como se pode observar, o estudo foi realizado com e-commerces que recebem acima de 10 mil a até mais de 500 mil visitas mensais. Contudo, de acordo com o estudo “Perfil do E-commerce Brasileiro 2017” realizado pelo BigData Corp, 76,7% dos comércios eletrônicos nacionais são pequenos, o que você poderá saber mais ao ler o artigo “Maioria das lojas virtuais brasileiras recebe até 10 mil visitas mensais”.