Quais as diferenças entre mobile site e mobile first?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

A importância de incluir o mobile commerce no seu modelo de negócios no comércio eletrônico

quais-as-diferencas-entre-mobile-site-e-mobile-first

Tendência tanto no Marketing Digital quanto no comércio eletrônico em 2016, o m-commerce ou mobile commerce (venda de produtos e serviços via tecnologias móveis) veio para ficar.

No Brasil, a atenção dada pelos empreendedores de lojas virtuais às tecnologias móveis deve ser redobrada. Uma pesquisa realizada pela GlobalWebIndex entre os anos de 2012 e 2015 revelou que os brasileiros são os terceiros colocados no ranking mundial de tempo online via smartphones.

Há, contudo, várias formas de expor um site e-commerce aos usuários de tecnologias móveis, duas das quais apresento a seguir, confira:

• Mobile site
O mobile site possibilita que um usuário abra uma loja virtual no navegador de seu smartphone de forma adaptada, isto é, o layout, os botões e o conteúdo são compactados e redistribuídos de maneira responsiva na tela pequena.

Essa acomodação, por sua vez, evita a confusão visual, facilita a usabilidade e a interação do consumidor com a interface do site e-commerce, aumenta as chances de fechamentos de vendas. No entanto, um mobile site nada mais é do que um site do tipo desktop adaptado para pequenos displays.

• Mobile first
Os empreendedores que querem mais do que a adaptação proporcionada pelo mobile site devem dar um passo adiante e implantar um mobile first, o qual é planejado e concebido com foco nos usuários das tecnologias móveis e não nos de computadores maiores chamados de desktops.

Além disso, o mobile first é uma técnica que permite criar lojas virtuais totalmente voltadas para a mobilidade, o que pode incluir efeitos de geolocalização, por exemplo. Ela também pode empregar ações baseadas em insights acerca de como as gerações se comportam no e-commerce já que as gerações mais antigas estão acostumadas aos grandes computadores e as mais recentes já nascem filmadas por smartphones.

Ninguém sabe como será o futuro nos próximos dez anos, no entanto, é certo que as tecnologias móveis estão cada vez mais presentes e são o meio pelo qual cada vez mais pessoas têm acessado a internet.
Diante desse quadro, os empreendedores de lojas virtuais do mundo contemporâneo devem aderir a plataformas e-commerce capazes de lidar com multicanais, dentre os quais, o mobile commerce.