A maioria dos sites de comércio eletrônico brasileiros de grande porte investe até R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) mensais em publicidade para e-commerce, de acordo com estudo da consultoria SEMrush divulgado pelo E-commerce Brasil.
Com efeito, o referido estudo abrange os dados de 100 dos maiores sites de e-commerce brasileiros ao longo do ano de 2018. Estes sites, por suas vezes, comercializam produtos nas seguintes categorias:
• Alimentação
• Casa e jardim
• Crianças
• Esportes e recreação
• Eletrônicos
• Móveis e decoração
• Saúde
• Vestuário
• Viagens
Confira, em seguida, mais dados do levantamento.
Quanto as empresas gastam com publicidade para e-commerce?
Quando o assunto é publicidade para e-commerce, o estudo SEMrush aponta que, de fato, em 2018:
• 64,5% das empresas analisadas investiram até R$ 3.500,00 mensais
• 19,77% investiram mais de R$ 15.000,00 (quinze mil reais)
• 15% investiram entre R$ 3.500,00 e R$ 15.000,00
Todavia, apesar dos grandes e-commerces nacionais investirem em divulgação, a pesquisa SEMrush demonstra que só 1,98% dessa publicidade gera tráfego para os sites de compras.
Publicidade para e-commerce e o tráfego nos grandes sites
Segundo o mencionado estudo, em 2018, o tráfego dos grandes players de e-commerce foi:
• 1,98% gerado a partir de anúncios publicitários;
• 7,3% gerado a partir de conteúdo orgânico de sites buscadores como o Google;
• 2% gerado via backlinks (links de terceiros apontados para o site e-commerce);
• 0,5% gerado pelas redes sociais;
• 88% gerado diretamente (o consumidor digita o endereço do site).
Como se pode observar, os consumidores já conhecem bem os grandes players e, por isso, vão direto ao ponto. Eles preferem pesquisar diretamente dentro do site e-commerce do que em um site buscador.
Pequenas e médias lojas virtuais precisam de publicidade para e-commerce?
Se os grandes sites e-commerce recebem muitas visitas diretas, o mesmo não se pode dizer das pequenas e médias lojas virtuais. Estas, sim, precisam de muita publicidade e-commerce.
Importante mencionar, no Brasil, em média a cada 100 visitantes únicos de um site e-commerce, apenas 1 realiza uma compra. Dessa forma, se alguma pequena ou média loja virtual quiser vender, então o jeito é anunciar. E anunciar muito.
Neste contexto, as principais formas de publicidade e-commerce da atualidade são:
• O E-mail Marketing e-commerce
• Os anúncios patrocinados para e-commerce
• Os comparadores de preços para e-commerce
Ademais, se você puder contar com um serviço de Gestão de Marketing Digital para e-commerce, melhor ainda. Pois uma agência de Marketing Digital tem potencial para gerar melhores resultados.
Para finalizar, aproveito para dizer que não basta anunciar uma única vez. É preciso anunciar sempre. Mesmo durante as crises econômicas. Enfim, acesse e leia o artigo “Por que um e-commerce deve anunciar em períodos de crise” e descubra você mesmo(a).