Promoção Relâmpago é o nome que os profissionais de Marketing dão às ofertas de serviços e produtos com descontos realizadas em um prazo de tempo limitado, as quais têm como objetivos divulgar ou lançar novos produtos, conquistar ou fidelizar clientes, aumentar as vendas e os lucros, tanto nas lojas virtuais quanto nas físicas.
Além do tempo limitado, as promoções relâmpago também podem ser:
– Não exclusivas:
Nesse caso, após o término da promoção, o produto continua sendo comercializado, só que com os preços normais, isto é, sem descontos.
– Exclusivas:
O produto termina junto com a promoção, ou seja, os clientes não poderão comprar mais aquele produto na sua loja depois que a promoção acabar.
– Segmentadas:
Você aponta as suas ofertas para um determinado tipo de público. O Vtex Pricing é um excelente recurso para a realização desse tipo de promoção.
– Comemorativas:
Aniversários, festas de fim de ano, dias dos pais, mães, etc. Leia mais sobre isso em “Quais as melhores datas para fazer promoções no e-commerce?”
– Surpresa:
Janelas com promoções se abrem de súbito no seu site e-commerce para visitantes específicos.
Para causar nos seus leads, suspects, prospects, clientes e fregueses a sensação de urgência, isto é, de que eles devem comprar aquele produto o mais rápido possível ou não terão outra chance, você poderá empregar vários recursos, tais como:
Contagem regressiva:
Ponha um contador animado que mostre quanto tempo falta para a promoção terminar.
– Contador de itens disponíveis:
Ao invés de mostrar o tempo para finalização da promoção, exponha em tempo real a quantidade que ainda há do produto ofertado no estoque.
– Benefícios para os primeiros:
Além dos contadores, diga que os 10 ou 100 primeiros (escolha um número adequado) terão frete grátis, frete mais rápido ou levarão 3 e pagarão 2, etc.
Ao fazer uma promoção relâmpago em seu site e-commerce, você tem que ter alguns cuidados, observe:
– Planejamento:
Você não pode simplesmente abaixar o preço de um produto e sair vendendo ele nas redes sociais. Use ferramentas como a Mark-up para saber até quanto poderá abaixar os preços, assim você evitará prejuízos. Faça um bom planejamento antes de iniciar uma promoção.
– Escalabilidade:
A plataforma e-commerce que você usa para sustentar sua loja virtual deve ser escalável, do contrário ela não suportará o aumento repentino de consumidores no decorrer da promoção. No artigo “Loja virtual aumenta em mais de 10 vezes as vendas na Black Friday 2015” eu dou um exemplo de uma excelente plataforma escalável, a Vtex.
Além da plataforma, lembre-se que você deve cuidar da escalabilidade da logística, do atendimento e de outros setores do seu negócio. Se algo não funcionar bem, os seus consumidores ficarão frustrados.
– Divulgação:
Tenha um plano de divulgação por E-mail Marketing, redes sociais, blog e-commerce e outras mídias. Leia o post “51 boas ideias para divulgar a sua loja virtual” e retire de lá as formas que achar mais convenientes para você.
Monitore as suas promoções. Imprima e guarde ou arquive virtualmente as estatísticas de cada uma delas para que você possa consulta-las posteriormente, obter insights para melhorias e desenvolver melhores promoções no futuro.