O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Entrada, é uma concepção de Marketing baseada na publicação de conteúdo. Assim, quando aplicado no e-commerce, um projeto de Inbound Marketing visa basicamente atrair, converter, relacionar e encantar consumidores por meio do uso do conteúdo.
O conteúdo a qual me refiro pode ser, por exemplo, os artigos para blogs, os e-books, os posts para redes sociais e as mensagens de E-mail Marketing. Os infográficos, as webinars, e os vídeos, E, além disso, as listas, os tutoriais, os podcasts e os textos descritivos de produtos das páginas de vendas de uma loja virtual.
Em um projeto de Inbound, esse tipo de conteúdo serve tanto para atrair quanto para educar os consumidores. Ele permite transformar visitantes desconhecidos em leads, isto é, em contatos. Logo depois, em uma segunda fase, o conteúdo possibilita educar os contatos até que eles se sintam aptos a fazer a primeira compra e as compras seguintes.
Neste processo, que ocorre dentro do Funil de Vendas, os consumidores passam por 7 níveis de evolução. Eles evoluem de visitantes desconhecidos para leads e depois para suspects, prospects, clientes, fregueses e promotores da marca. Em um projeto de Inbound Marketing, esta evolução pode ser visualizada na chamada Régua de Relacionamento.
Enquanto esta evolução acontece, os consumidores passam pelas 4 fases de conscientização, consideração, intenção e decisão da Jornada do Consumidor. Mas para que isso ocorra é preciso investir em um recurso denominado Nutrição de Leads. Enfim, todos estes e outros recursos devem fazer parte de um bom projeto de Inbound.
PROJETO DE INBOUND MARKETING PARA E-COMMERCE: COMO COMEÇAR
Como dito, um projeto de Inbound Marketing abrange o uso de conteúdo, que possibilita captar consumidores para dentro do seu Funil de Vendas, e educá-los com a Nutrição de Leads de modo que eles possam evoluir nos 7 níveis da Régua de Relacionamento e nas 4 fases da Jornada do Consumidor. Todo esse processo ocorre em 4 etapas, são elas:
1 – Atração:
Nesta etapa do seu projeto de Inbound, você deve atrair visitantes para o seu Topo de Funil de Vendas (vide gráfico disponível neste post) usando conteúdo. Publique, por exemplo, conteúdo SEO em seu blog, no seu canal de vídeos e nas páginas de vendas da sua loja virtual. Esse tipo de conteúdo será encontrado nos sites buscadores pelos internautas. Lembre-se, nesta fase, o conteúdo deve mostrar às pessoas que elas têm um problema que precisa ser resolvido. Ou seja, ele deve conscientizá-las.
2 – Conversão:
A meta agora é fazer com que os visitantes que chegaram ao seu blog, canal de vídeos ou loja virtual estudem minuciosamente os problemas que têm e as possíveis soluções. Isto é, o conteúdo deve fazer com que eles se aprofundem no assunto. Além disso, ele deve orientar as pessoas a cadastrarem um e-mail e se tornarem dessa forma leads. Em outras palavras, é hora de transformar visitantes desconhecidos em contatos conhecidos. Na Jornada do Consumidor, esta é a fase de consideração.
3 – Relacionamento:
Bem no meio do Funil de Vendas, esta é a etapa do projeto de Inbound destinada a educar os contatos, isto é, os suspects (leads frios) e os prospects (leads aquecidos), até que eles se sintam à vontade para comprar. Esse processo educativo, que chamamos de Nutrição de Leads, consiste no envio de e-mails personalizados para grupos de leads com as mesmas características. A ideia é fazer com que eles entrem na fase de intenção da Jornada do Consumidor preparando-os para o momento da compra que virá em seguida.
4 – Encantamento:
Uma vez nutridos na fase de Relacionamento do projeto de Inbound Marketing, os leads caem no Fundo do Funil de Vendas. Aqui, o seu conteúdo deve ser o mais persuasivo possível, tendo em vista fazer com que os leads entrem na fase de decisão da Jornada do Consumidor. É aqui que os leads devem tomar a decisão de fazer uma compra na sua loja virtual, tornando-se assim seus clientes. Posteriormente, eles podem se tornar também os seus fregueses e até promotores do seu e-commerce.
Estas, portanto, são as 4 etapas de um bom projeto de Inbound. Para levá-las adiante, você precisará contar com uma porção de softwares como plataformas de E-mail Marketing, analíticas, de CRM, de CMS, plugins de SEO e plataformas de automação de Marketing como a RD Station.
Além disso, um projeto de Inbound requer uma equipe especializada. Se você não tiver uma, não se preocupe. Neste caso, poderá sempre contratar uma agência de Inbound Marketing como a Agência e-Plus, por exemplo, que possui clientes em várias regiões do Brasil e no exterior.
VANTAGENS DO INBOUND MARKETING
Um projeto de Inbound bem executado pode proporcionar vários benefícios para o seu e-commerce. Só para você ter uma ideia, eu selecionei três estatísticas que comprovam o quanto essa estratégia pode ser boa para o seu negócio. Acompanhe:
- 47% mais barato é obter um lead por meio do Inbound Marketing do que via Outbound Marketing (HubSpot citada por Rede Digital);
- 92% das empresas que investem em Inbound Marketing conseguiram um retorno positivo (HubSpot citada por Flammo);
- 19,7% é o crescimento anual do tráfego de empresas líderes em conteúdo contra 2,5% de crescimento das demais empresas (Aberdenn citado por Neil Patel).
Além disso, vale mencionar que conforme a iMedia Connection citada por Rock Content, 60% dos consumidores têm uma visão mais positiva de uma marca depois de consumirem conteúdo da mesma. E o Inbound Marketing, neste contexto, é fundamental.
Assim que puder clique em “Exemplos de Inbound Marketing” e conheça 4 empresas que usam esse recurso!