Progressive profiling: usando pequenos formulários em série para captar e segmentar contatos

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Para representar a estratégia progressive profiling, esta foto apresenta um homem cuja face está recortada em pequenos blocos retangulares
Progressive profiling: use pequenos formulários para captar um dado por vez dos seus leads e, desse modo, evite o atrito e obtenha melhor performance no seu e-commerce. Foto meramente ilustrativa: @freepik

Estratégia sutil muito útil no Inbound Marketing, progressive profiling é a captação de contatos (leads) seguida de coleta gradual de informações de cada um desses contatos. Em outras palavras, ao invés de usar um grande formulário para recolher dados como nome, e-mail, localização, profissão, etc., de uma só vez de um visitante do seu blog de e-commerce ou loja virtual, você publica pequenos formulários, um após outro, para solicitar um dado por vez. Confira, em seguida, como essa estratégia funciona!

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COMO FUNCIONA A ESTRATÉGIA PROGRESSIVE PROFILING NO E-COMMERCE?

Basicamente, a progressive profiling funciona por meio de uma plataforma de Automação de Marketing e Customer Relationship Management (CRM) como a RD Station, por exemplo. Com esse tipo de plataforma você, comerciante, pode criar vários pequenos formulários, que solicitam cada qual um dado dos visitantes do seu e-commerce.

@agenciaeplus

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♬ som original – Agência e-Plus

Desse modo, quando um consumidor visitar sua loja pela primeira vez, ele terá acesso a um formulário que solicitará o e-mail dele. Mais tarde, quando ele visitar seu blog, outro formulário coletará o telefone dele em troca de um e-book grátis. Logo depois, durante uma live commerce, mais um formulário coletará a profissão do consumidor, e assim por diante, até criar um cadastro completo.

De posse desses dados básicos, a plataforma de Automação de Marketing passará a coletar também os dados de comportamento dos consumidores na sua loja virtual. Essas plataformas possuem ferramentas como Lead Scoring e Lead Tracking, que permitem saber onde o consumidor clicou e como ele interagiu na loja, atribuindo-lhes pontos que servirão para personalizar o atendimento. Isso certamente servirá para melhorar a experiência de compra, entre outras vantagens. Continue lendo para saber mais!

Vídeo: saiba por que o atendimento é um serviço obrigatório no e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

VANTAGENS DA ESTRATÉGIA PROGRESSIVE PROFILING

A estratégia progressive profiling proporciona vários benefícios para o seu negócio, entre os quais podemos citar, por exemplo:

  • Capacidade de coletar muitos dados estratégicos sobre os consumidores sem causar estresse;
  • Evitar o uso de formulários longos, que sobrecarregam e causam a perda de contatos;
  • Acompanhar o comportamento dos consumidores e, assim, melhorar o atendimento;
  • Sincronizar dados e usá-los em campanhas hiperpersonalizadas de E-mail Marketing.
Vídeo: saiba mais sobre hiperpersonalização (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

De fato, estas e outras vantagens da estratégia progressive profiling contribuem para o aumento da eficiência na captação de leads. Com efeito, ela pode gerar também taxas de conversão de leads em clientes igualmente mais altas, melhorando a performance de vendas do seu e-commerce. Enfim, é uma estratégia que vale a pena implementar. Saiba como fazer isso adiante!

COMO IMPLEMENTAR?

Para implementar uma estratégia de progressive profiling no seu e-commerce, recorra à Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação em RD Station e, portanto, tem habilitação para criar, implementar, testar, configurar, evoluir, escalar e gerenciar projetos de Inbound Marketing e Automação de Marketing com progressive profiling para clientes como você. Além disso, ela fornece serviços de assessoria, consultoria e treinamento para você, comerciante, e para os seus funcionários. 

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