Programa de referência de marca: o que é e por que isso é bom para o seu e-commerce

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Faça com que os seus clientes atuais divulguem a sua loja virtual!

Programa de referência de marca: os amigos e parentes dos seus clientes são valiosos para o seu e-commerce. Imagem: @pikisuperstar
Programa de referência de marca: os amigos e parentes dos seus clientes são valiosos para o seu e-commerce. Imagem: @pikisuperstar

No e-commerce, um programa de referência de marca é aquele que visa incentivar os atuais clientes de uma loja virtual como a sua divulgarem os seus produtos e a sua marca para as redes de contatos deles. Isso é algo que sem dúvida lhe ajudará a vender muito mais.

Esse tipo de programa é uma tática do chamado Marketing de Referência, também chamado de Referral Marketing ou simplesmente de Marketing Boca a Boca, a qual você pode usar no seu comércio eletrônico.

Mas como isso pode ajudar? Explico: para o norte-americano professor universitário e papa do Marketing, Philip Kotler, os contatos dos seus clientes são uma mina de ouro, e ele tem razão. De acordo com Kotler, o novo consumidor é dependente da opinião dos outros e ao mesmo tempo confia na opinião dos amigos e familiares.

Então, por que não usar esse fato a favor do seu comércio eletrônico? Ou seja, que tal fazer com que os seus clientes atuais divulguem a sua loja virtual para os amigos e parentes deles? Pois é exatamente isso que você irá aprender a fazer agora. Continue lendo!

Vídeo: saiba mais sobre o Marketing Boca a Boca!

COMO CRIAR UM PROGRAMA DE REFERÊNCIA DE MARCA

Para criar um bom programa de referência de marca, você precisa levar em conta três etapas fundamentais. Em outras palavras, você deve:

Encantar:

Para ganhar um cliente, não basta vender, você tem que encantar. O cliente precisa sentir que a experiência de compra pela qual passou é diferenciada. Para gerar esse tipo de experiência, aposte primeiramente em um bom mix de produtos.

Além disso, para encantar seus clientes, a sua loja virtual deverá contar com uma boa estrutura. Isto é, com ótima usabilidade, várias formas de pagamento, excelente atendimento, pós-venda, políticas de trocas, devoluções e entregas claras, entre outras coisas.

Incentivar:

Agora chegou a hora do show. Chegou a hora de você pegar o seu “cliente encantado” e incentivá-lo a divulgar a sua loja virtual para os amigos, parentes e demais pessoas da lista de contatos dele.

Para tanto, faça uso de algum sistema de indicação em que esses clientes ganham cupons de descontos, cashback, frete grátis, brindes ou outra recompensa ao indicarem o seu site e-commerce. Esta é a etapa essencial do seu programa de referência de marca.

Controlar:

Use, enfim, o sistema de indicação que escolheu para visualizar os resultados. Observe quantos clientes ajudaram a divulgar a sua marca. Descubra quantos cliente novos você obteve com esse tipo de campanha, entre outras coisas.

Ademais, estipule uma Key Performance Indicator (KPI), isto é, crie uma meta a ser superada em um período que pode ser um mês ou um ano, por exemplo. Desse modo, faça com que seus resultados melhorem dia após dia. Extraia o máximo do seu programa de referência.

Vídeo: conheça um programa de Marketing de Indicação

CONCLUSÃO

Um programa de referência de marca serve para incentivar os seus clientes atuais a divulgarem a sua marca para os contatos deles. Ele parte do princípio de que as pessoas são mais suscetíveis às recomendações de amigos e parentes.

Faça, então, com que os seus clientes sejam os principais divulgadores do seu e-commerce. Assim, além de vender muito mais, você conseguirá fidelizar muito mais pessoas, o que garantirá a sobrevivência da sua empresa em longo prazo.

Assim que puder clique em “Brand Awareness” e entenda o que é consciência de marca.