Programa de Fidelidade é uma ferramenta de Marketing que – assim como o Funil de Vendas – tem como finalidade a conquista e a retenção de clientes, os quais são motivados a ficarem ativos por um longo período.
Quando falo em “cliente ativo”, estou me referindo aquele tipo de consumidor que faz compras periodicamente na sua loja virtual, o que lhe proporciona mais lucro, pois fidelizar é mais barato do que conquistar um cliente novo.
Apesar do conceito ser o mesmo, Funil de Vendas e Programa de Fidelidade são recursos diferentes. Enquanto o primeiro foca na fidelização pelo conteúdo, o segundo oferece uma recompensa constante para quem continuar no relacionamento.
Você poderá pensar que, no Funil de Vendas, há a Isca Digital que também é uma recompensa. No entanto, esta é distribuída uma única vez (no início do processo de captura do cliente). Já no Programa de Fidelização,o prêmio é constantemente e ininterruptamente oferecido aos clientes ativos, o que os motiva a continuar comprando por tempo indeterminado.
Neste processo, é possível escolher várias formas de recompensar os e-consumidores ativos. Eis algumas delas a seguir:
– O cliente ganha um bônus sempre que fizer uma compra, o que poderá trocar por outros produtos no futuro;
– O consumidor ganha um brinde físico ou virtual sempre que acumular um determinado número de compras;
– O cliente ganha um produto ou serviço oficial da sua loja virtual gratuitamente depois que atingir uma meta de compras em um mês.
Além dessas recompensas, você também poderá trabalhar com outras como fazem as companhias de aviação com seu sistema de milhagem ou as empresas de telefonia celular, que oferecem créditos e vantagens para os clientes assíduos.
Para funcionar bem, o seu Programa de Fidelidade e-commerce deve oferecer prêmios que sejam muito queridos pelas pessoas que compõem o seu público-alvo, do contrário, não despertará o interesse. Se as recompensas forem realmente boas, os seus consumidores permanecerão ativos por um longo período.