Profissão e-commerce é todo ofício que possibilita ou auxilia implantar e/ou administrar um comércio eletrônico. É profissão e-commerce aquela exercida por uma pessoa legalmente e oficialmente contratada para tal atividade.
Existem, contudo, algumas profissões que nasceram com o e-commerce e outras que se adaptaram bem a este setor. Neste artigo, apresentarei 12 delas e lhe ajudarei a decidir se vale ou não a pena contratar funcionários do tipo. Continue lendo e fique por dentro!
- Assim que puder acesse e leia também o post “Mão de obra para loja virtual”. Saiba onde encontrar talentos que farão a diferença no seu negócio e-commerce.
PROFISSÃO E-COMMERCE: 12 ALTERNATIVAS PARA O SEU NEGÓCIO
Ao longo de 2019 produzi artigos sobre vários ofícios que possibilitam implantar e gerenciar comércios eletrônicos. Nestes artigos eu mencionei as habilidades que cada profissional deve ter, o salário que você deverá pagar caso os contrate e as vantagens de contratá-los, entre outras coisas.
Logo em seguida, eu listo (com um pequeno resumo) todas estas profissões sobre as quais escrevi ao longo do ano. Assim, você poderá observar um conjunto completo e analisar qual é mais importante para o seu e-commerce agora.
Aqui vão elas (clique sobre os nomes caso queira ler os artigos com informações mais detalhadas):
1 – Gerente e-commerce:
Administrador de loja virtual, o gerente é um profissional que coordena os demais profissionais e atividades de um comércio eletrônico.
2 – Analista de e-commerce:
Colaborador orientado a executar as atividades propostas pelo gerente e-commerce. Ele dá assistência geral às tarefas de gestão de loja online.
3 – Vendedor e-commerce:
Tem a função de prospectar novos clientes e fidelizar clientes antigos. Ele atende pessoas via chat e-commerce, telefone, etc. Tira dúvidas e os encaminha para páginas de vendas da loja.
4 – Atendente de e-commerce:
Orienta os visitantes da loja virtual via chat, telefone, e-mail, etc., assim como o vendedor. Em muitos casos, o atendente e o vendedor são a mesma pessoa.
5 – Developer e-commerce:
É quem produz a programação back-end e front-end em sistemas e sites de comércio eletrônico. Este profissional é também quem cria lojas virtuais.
6 – Gerente de Marketing Digital:
Quando em um comércio eletrônico, este profissional gerencia campanhas de Marketing Digital como as de links patrocinados e SEO tendo em vista aumentar as visitas na loja virtual.
7 – Analista de Marketing Digital:
É quem examina a atuação da empresa no mercado com o objetivo de apontar melhores estratégias de divulgação. É subordinado aos gerentes de e-commerce e Marketing Digital.
8 – Analista de métricas:
Profissional que transforma dados brutos em informações de valor, as quais são fundamentais para a tomada de decisões adequadas para o crescimento do e-commerce.
9 – Analista de redes sociais:
Funcionário que planeja, executa, administra, analisa e otimiza campanhas de divulgação em mídias como o Facebook e Twitter. Responde principalmente ao gerente de Marketing Digital.
10 – Blogger profissional:
Colaborador que produz pautas e artigos para blogs em um ou em vários idiomas. No e-commerce, sua meta é engajar e conduzir consumidores às páginas de vendas da loja virtual.
11 – Analista de E-mail Marketing:
Desenvolve, acompanha e otimiza campanhas de E-mail Marketing tendo em vista educar os assinantes de e-mail até que estes façam compras na loja virtual da empresa.
12 – Analista de links patrocinados:
É quem desenvolve, acompanha e otimiza campanhas de anúncios pagos em sites de buscas como os do Google, Yahoo e Bing, e em sites parceiros destes.
Aí estão, portanto, aquelas que considero as principais funções de apoio ao comércio eletrônico na atualidade. Enfim, será que vale a pena manter colaboradores com estas habilidades na sua empresa? Veremos adiante. Continue lendo!
PROFISSÃO E-COMMERCE: VALE A PENA CONTRATAR FUNCIONÁRIOS?
Vale a pena contratar colaboradores para ajudar na implantação e gestão do seu comércio eletrônico. Funcionários agregam conhecimento e valor, o que é fundamental para o crescimento da sua empresa.
Todavia, antes de contratar deve-se verificar qual salário pagar, bem como os encargos que isso gerará. Será, então, que você conseguirá cobrir os custos de manter um funcionário? Reflita sobre isso.
Outra coisa importante é que se você for contratar, faça-o corretamente da primeira vez. Assim evita-se o prejudicial Turnover (rotatividade de pessoal), que gera custos extras para a sua empresa.
Ademais, você pode recorrer a outras opções. Uma delas, por exemplo, é a contratação de uma agência e-commerce e/ou de uma agência de Marketing Digital para realizar os serviços que os funcionários listados neste post fariam.
Em muitos casos, a contratação de uma agência pode até sair mais em conta, posto que estas já têm os hardwares, softwares e especialistas, que são treinados periodicamente. Além disso, a agência é quem também se vira com a manutenção de tudo isso. Sendo assim, você só precisará pagar os honorários desta e os preços das campanhas. Prático, não é mesmo?
Bem, analise essas coisas com cuidado antes de tomar uma decisão. Dê o seu jeito!
- Acesse e leia também o nosso artigo “Agência de Marketing Digital SP”. Descubra, assim, um jeito de divulgar sua empresa com mais economia e praticidade!