Hey, psiu, você que está aí quebrando a cabeça para montar um mix de produtos para revender em uma loja virtual! Eu e a equipe da agência de e-commerce e-Plus criamos uma lista com várias formas de lhe ajudar nesta tarefa. Confira logo em seguida!
Acesse e leia também o nosso post “Mix de produtos”. Aprenda, então, a criar um catálogo com alto potencial de vendas online!
8 MANEIRAS DE MONTAR UM MIX DE PRODUTOS PARA REVENDER NO E-COMMERCE
O mix de produtos é um catálogo, grupo ou coletânea de produtos que será colocado à venda em uma loja física, loja virtual ou em ambas. Este catálogo pode ter desde um a até mais de 1.000 itens, dependendo do tamanho do projeto. Seja como for, é preciso montá-lo e organizá-lo coerentemente.
Para criar um catálogo assim é necessário verificar quem são os fornecedores e sobretudo quais são as condições de trabalho deles. Desse modo, o primeiro passo é encontrar fornecedores de produtos para revender. Para tanto, você poderá usar estas táticas:
01 – Pesquisa na web:
No Google ou outro buscador, digite palavras-chave como “fornecedores”, “fabricantes”, “distribuidores”, “atacadistas” conjugadas com o seu nicho de negócios. Por exemplo, “atacadistas de moda”, “fabricantes bebidas”, “distribuidores de cosméticos”, etc.
Depois disso, abra os sites dos fornecedores expostos nos resultados de buscas e pegue o telefone deles. Entre em contato para conhecer a linha de produtos para revender que eles têm. Se possível, peça para lhe deixarem visitá-los. Por fim, feche acordo com os melhores.
02 – Eventos:
Feiras, congressos, reuniões, workshops e outros eventos do tipo são ótimos para conhecer novos fornecedores e fazer parcerias. Por exemplo, recentemente ocorreu no Brasil a China Homelife, uma feira com 800 fornecedores da China. Olha que legal!
Sendo assim, descubra quais eventos atendem seu setor de negócios. Verifique em quais datas eles ocorrem e marque na sua agenda. Tente saber de antemão quem serão os fornecedores que estarão presentes. Marque uma reunião com aqueles que são do seu interesse.
03 – Treinamentos:
Assim como os eventos, os treinamentos do seu setor de negócios podem ser muito úteis. Neles você sempre poderá ouvir falar sobre este ou aquele fornecedor. Dessa forma, será possível saber quem tem boa e quem tem má reputação.
Durante os cursos em que participar, tais como os do Sebrae, por exemplo, procure perguntar para os instrutores e também para os outros participantes sobre fornecedores potenciais. Explique como será o seu e-commerce e eles lhe ajudarão com dicas valiosas.
04 – Publicações:
Fique atento às publicações impressas e também às online sobre empreendedorismo, negócios e sobre a sua área de atuação. É possível encontrar bons fornecedores em revistas, jornais, sites, portais, blogs, podcasts, canais de vídeo, etc., especializados.
Confira as matérias desses veículos de comunicação, mas dê uma olhada principalmente na ala de anúncios. Ali é que as chances são maiores para se encontrar produtos para revender e também obter novas ideias para o seu comércio.
05 – Concorrentes:
Uma vez que você tenha escolhido um setor de atuação, comece a pesquisar quais são as empresas de pequeno, médio e grande porte que a ele pertencem. Dê uma observada detalhada no website e lojas online de cada uma delas.
Verifique como é o mix de produtos dessas empresas. O que elas vendem? Como elas dividem os departamentos da loja? Como elas tiram dúvidas dos consumidores? Quais produtos têm mais saída? Tente descobrir também quem são os fornecedores dessas empresas.
06 – Coworking:
Coworking é um espaço de trabalho compartilhado. Nele são compartilhados recursos de escritório como sinal de internet, telefone, mesas, cadeiras, salas de reuniões, endereço físico e muito mais. Alguns coworkings são especializados em um determinado setor de atividades.
Se você puder alugar um espaço temporariamente em um coworking, então poderá dialogar com outros empreendedores sobre o seu nicho de negócios. Daí, então, poderá obter dicas de fornecedores e também para montar um mix de produtos melhor.
07 – Parceiros:
Abra sua agenda telefônica e escolha algumas pessoas que poderão lhe dar pistas sobre fornecedores para sua loja virtual. Essas pessoas poderão ser colaboradoras ou funcionárias de alguma empresa fornecedora que lhe interessa, por exemplo.
Queira saber delas sobre linhas de produtos, preços, entregas, etc. Tente conhecer a qualidade dos produtos, perecibilidade, formas e prazos de pagamento. Pergunte se é possível trabalhar com o estoque do fornecedor, pois daí você não terá que montar estoque próprio.
08 – Testes:
Antes de realizar qualquer procura por produtos, faça testes de baixo custo. Isto é, trabalhe como uma “Startup e-commerce”. Se você pretende vender chinelos, por exemplo, então crie antes um ou mais anúncios com Google Ads para verificar se há demanda para o produto.
Se você descobrir que há muita procura na internet por um determinado tipo de chinelo, então compre um carregamento de 50 ou mais pares e tente revende-los online. Se der certo, abra uma loja virtual. Repita o processo com outros produtos até montar um catálogo vencedor.
Acesse e leia também o nosso artigo “Trabalhar com e-commerce”. Conheça, então, 10 dicas de ouro para desenvolver e gerenciar uma loja virtual!
COMO SABER SE OS FORNECEDORES ESCOLHIDOS SÃO CONFIÁVEIS?
Se você precisar fechar um grande negócio com um fornecedor, procure antes saber qual a idoneidade do mesmo. Para isso, use ferramentas como os 10 Cs de Ray Carter. Com este recurso pode-se avaliar desde a competência até a limpeza, passando pela comunicação, custo e controle de fluxo, entre outras coisas, do fornecedor em questão.
Além disso, dê uma olhada no site do Reclame Aqui. Confira a reputação do fornecedor. Saiba o que os clientes dele estão comentando. Em outras palavras, antecipe-se para evitar negócios ruins e desperdícios.
Acesse e leia também o post “Roupas femininas para revender”. Conheça, dessa forma, 10 fornecedores para você testar no seu comércio eletrônico.