Desde o início de outubro, mês das bruxas, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) está a caça de fraudes em lojas físicas e lojas virtuais que vão participar da Black Friday a ser realizada no dia 24 de novembro de 2017.
A instituição tem realizado várias ações para impedir enganações contra os consumidores, dentre as quais pode-se citar:
• Verificação de falsas promoções:
Os colaboradores do Procon estão analisando se as empresas estão aumentando os preços agora para assim poderem baixa-los no dia do evento, prática que tem sido apelidada de “tudo pela metade do dobro”.
• Links em redes sociais:
Os consultores do Procon também alertam a população quanto aos links de produtos em redes sociais e/ou em e-mails, os quais podem levar os consumidores para sites falsos operados por cibercriminosos.
• Listas negras:
A instituição também liberou os links das listas de empresas com mais reclamações na Black Friday 2016 e de sites não recomendados (que obtiveram reclamações, foram notificados, mas não responderam ao Procon).
Ainda sobre o evento de vendas no varejo mais esperado do ano, desde agosto de 2017 circulam na internet notícias de que os grandes varejistas querem mudar a data da Black Friday para evitar concorrência com o Natal. O que você acha disso? (Responda nos comentários desse post).
Seja lá como for, o importante é que a Black Friday 2017 deve movimentar R$ 2,2 bilhões e que quase 70% dos brasileiros pretendem fazer compras durante o evento, o que é uma boa oportunidade para a sua loja virtual vender mais, fidelizar mais e crescer mais.