Pré-compra: o que é e como otimizar isso no seu e-commerce?

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Pré-compra: período no qual os consumidores buscam informações sobre os produtos antes de efetivamente fazerem uma compra. Imagem: @tonodiaz
Pré-compra: período no qual os consumidores buscam informações sobre os produtos antes de efetivamente fazerem uma compra. Imagem: @tonodiaz

No e-commerce, denomina-se pré-compra o processo no qual os consumidores pesquisam e analisam produtos antes de fazerem uma compra. Neste contexto, cabe aos varejistas online melhorar as formas de comunicação com esses consumidores para, desse modo, conseguirem gerar mais vendas.

O período pré-compra ocorre ao longo das três primeiras etapas da Jornada do Cliente. Isto é, o pré-compra acontece durante as fases de Conscientização, Consideração e Intenção, que é quando os consumidores estão reconhecendo suas necessidades, buscando mais informações sobre soluções e avaliando os melhores produtos para as suas demandas. A quarta etapa, por sua vez, é a própria compra.

Portanto, quanto melhor você varejista conseguir se comunicar com os consumidores no decorrer das três primeiras etapas da Jornada do Comprador, melhor será o desempenho do seu e-commerce na quarta etapa. Ou seja, melhores e maiores serão as suas vendas. Com efeito, otimizar o processo de pré-compra é fundamental para o sucesso da sua loja virtual

PRÉ-COMPRA: COMO OTIMIZAR PARA VENDER MAIS NO E-COMMERCE?

Enquanto no período de pré-compra, os consumidores estão basicamente em busca de informações. Eles querem saber, por exemplo, se têm um problema, se precisam de uma solução, e se existe um produto que soluciona tudo isso. Portanto, para otimizar o pré-compra você deve fornecer as informações que os consumidores precisam.

Neste contexto, é uma ótima ideia fornecer conteúdo informativo em um blog de e-commerce, nas redes sociais, nos canais de vídeos e outras mídias. A partir desses centros de informação, você poderá encaminhar os consumidores, que por enquanto são apenas leitores e espectadores, para a sua loja virtual.

E mais, usando uma plataforma de Inbound Marketing e Automação de Marketing é possível transformar os visitantes dessas mídias informativas em leads, isto é, em contatos. Uma plataforma do tipo também possibilita realizar a nutrição de leads, que nada mais é do educar os contatos até que eles se sintam a vontade para tomarem uma decisão de compra. A nutrição de leads normalmente ocorre por meio de mensagens de e-mail. 

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Ademais, a própria loja virtual pode ser uma fonte de informação. Você pode enriquecer as suas páginas de vendas com as informações que os consumidores precisam durante o período de pré-compra. Em outras palavras, é possível fazer com que cada página de venda da sua loja abarque as três primeiras etapas da Jornada do Cliente, além da quarta etapa que é vender.

Vídeo: saiba mais sobre as etapas da Jornada do Cliente!

Enfim, não subestime o período de pré-compra, que é quando os consumidores estão buscando mais informações para que possam comprar. Ao invés disso, comunique-se com os compradores de forma adequada. Quanto melhor você fizer isso, melhor também será seu resultado de vendas no final das contas.

  • Assim que puder clique em “Pós-compra” e leia o nosso artigo que informa o que você deve fazer depois que o cliente já comprou na sua loja!