Por que usar o Gerenciador de Negócios do Facebook?

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5 motivos para ativar seu comércio eletrônico na plataforma Facebook Business Manager

Com o Gerenciador de Negócios do Facebook você pode criar e administrar fanpages e anúncios para sua empresa e-commerce, entre outras ações. Imagem: @mohamed_hassan
Com o Gerenciador de Negócios do Facebook você pode criar e administrar fanpages e anúncios para sua empresa e-commerce, entre outras ações. Imagem: @mohamed_hassan

O Gerenciador de Negócios do Facebook ou, em Inglês, Facebook Business Manager, é uma plataforma que centraliza a administração das fanpages e dos anúncios que empresas de e-commerce como a sua criam e realizam respectivamente na referida rede social e também no Instagram.

Aliás, essa plataforma reúne recursos que possibilitam não apenas anunciar com qualidade, mas também medir os resultados. Assim, fica mais fácil descobrir onde estão os erros, otimizá-los e melhorar as suas vendas.

Se você quiser saber que ferramentas são essas, então continue lendo. Conheça em seguida cinco motivos para ativar sua loja virtual, multi loja, marketplace ou outro site e-commerce no Facebook Business Manager!


5 MOTIVOS PARA ATIVAR O GERENCIADOR DE NEGÓCIOS DO FACEBOOK

O Gerenciador de Negócios do Facebook é um hub que integra ferramentas que possibilitam criar anúncios, administrar equipes de divulgadores, gerir catálogos de produtos online e muito mais.

Uma vez que tenha feito login no Facebook Business, você tem acesso a uma página inicial que contém informações sobre o desempenho da conta de anúncios, alertas e atividades gerais do seu negócio nas redes sociais.

Já as suas principais ferramentas podem ser acessadas a partir do menu superior esquerdo.

Recursos do Gerenciador de Negócios do Facebook podem ser acessados a partir do menu superior esquerdo (vide seta verde)
Recursos do Gerenciador de Negócios do Facebook podem ser acessados a partir do menu superior esquerdo (vide seta verde)

Como se pode observar, as ferramentas estão separadas em cinco áreas distintas, que considero os cinco motivos fundamentais para você aderir à plataforma como um todo, confira:

1 – Gerenciar negócios:

Em “Gerenciar negócios” você encontra ferramentas gerais para configurar sua empresa no Facebook e Instagram. Use-as, por exemplo, para adicionar colaboradores e parceiros nos seus projetos de anúncios ou para integrar o Pixel do Facebook.

Os recursos desta ala também permitem organizar as imagens e vídeos das suas contas de anúncios. Enfim, inclua a localização dos seus estabelecimentos para assim poder trabalhar com anúncios regionais. Verifique a qualidade da conta, cuide da segurança da marca e muito mais!

2 – Anunciar:

Em “Anunciar” você tem acesso à Central de Criativos, que é um tipo de sala online onde vários colaboradores podem contribuir para a criação de um anúncio. Os colaboradores que você autorizar poderão trabalhar no anúncio a partir de qualquer lugar com acesso à internet.

Aqui você também tem acesso ao Gerenciador de Anúncios, que lhe confere controle sobre suas campanhas de divulgação. Além disso, nesta ala encontra-se um sistema de criação de regras automatizadas, que possibilita realizar otimizações automáticas e poupar seu tempo.

3 – Análise e relatórios:

Confira dezenas de relatórios sobre funis, retenção, jornadas, sobreposição e outras métricas. Conheça os dados demográficos dos seus clientes e fregueses. Entenda o impacto do seu Marketing no Facebook, Instagram e fora dessas redes sociais.

Execute testes A/B, estude grupos de controle, faça pesquisas de marca e muito mais. Obtenha relatórios de anúncios e de análise de tráfego. Acesse gráficos de Audience Insights e ainda gerencie os colaboradores da sua marca.

4 – Envolver os clientes:

Crie publicações com fotos, vídeos, textos ou links. Escolha entre publicar em anúncio e diretamente em uma fanpage ou apenas em anúncio. Acompanhe as métricas de alcance e engajamento do tráfego orgânico e pago em cada publicação.

Programe posts para publicação em datas futuras. Publique em quaisquer formatos que desejar. Em outras palavras, envolva seus consumidores com publicações precisas até que eles se tornem seus clientes e fregueses.

5 – Vender produtos e serviços

Nesta ala você encontra recursos para gerenciar catálogos de produtos e serviços que deseja anunciar no Facebook e Instagram. Use seus inventários para anunciar no Instagram Shopping, trabalhar com anúncios dinâmicos, loja do Facebook e anúncios de coleção.

Tenha acesso também ao Gerenciador de Comércio. Essa ferramenta permite criar e personalizar loja virtual dentro da rede social. Neste contexto, você pode definir um entre três focos: fechamento de vendas na sua loja virtual, finalização no Facebook ou Instagram, ou via mensagem direta.

Vídeo: apresentação do Instagram Shopping cujos catálogos de produtos podem ser administrados via Gerenciador de Negócios do Facebook

Muito bem, agora você tem cinco motivos para criar sua conta no Facebook Business. Aliás, é exatamente isso que você aprenderá no próximo tópico. Continue lendo!


COMO ATIVAR O GERENCIADOR DE NEGÓCIOS DO FACEBOOK

Para ativar o Gerenciador de Negócios do Facebook siga este passo a passo simples:

  1. Inicie acessando o link <business.facebook.com>;

  2. Logo depois, clique em “Criar conta”;

  3. Em seguida, insira o nome da empresa, nome de usuário e e-mail e avance;

  4. Inclua, enfim, o seu site e preencha seus dados de contato e localização.

Agora que você já está por dentro das linhas gerais da plataforma e de suas ferramentas, comece a ativar seus recursos gradualmente. Leve sua marca e-commerce para o Facebook e Instagram e desse modo obtenha mais visitantes, mais leads, mais clientes e mais fregueses!

Assim que puder clique também em “Marketing no Facebook” e conheça 10 ferramentas para divulgar sua loja virtual nesta rede social.