Pop up store e-commerce é uma loja física temporária, a qual é utilizada para vender produtos de uma loja virtual e divulgar a marca de um comércio eletrônico como o seu em um ambiente offline.
De acordo com o artigo “Pop up store como alternativa para explorar novos mercados” publicado por Susana Figoli no blog Geofusion, esse tipo de loja surgiu nos anos 1990 em cidades como Nova York e Tóquio.
Enfim, com a evolução do e-commerce nos últimos anos, as pop up stores se tornaram alternativas viáveis para o setor. Elas são ótimas opções para quem, por exemplo, está tentando criar um negócio omni-channel.
Características de uma pop up store e-commerce
São características de uma pop up store e-commerce:
• Localização em ambiente físico:
Uma pop up store deve ser implantada em um ambiente físico. Pode ser, por exemplo, em um quiosque em alguma estação de trem ou metrô; em um terminal de ônibus; dentro de um shopping; em uma galeria; etc.
• Atuação temporária:
Ao contrário de uma loja física comum, que tem atuação ininterrupta, uma pop up store é temporária. Em geral, elas funcionam por 1 a 6 meses em um determinado local.
• Tendência itinerante:
Uma loja pop up store pode ser aberta em um shopping durante uma temporada. Posteriormente, ela pode ser integrada a uma feira. Mais adiante no tempo, é possível coloca-la em uma rua movimentada, por exemplo.
De fato, quem integra esse conceito de loja a um comércio eletrônico pode usufruir de várias vantagens.
Vantagens de uma pop up store e-commerce
Dentre as vantagens de usar uma pop up store cito:
• Baixo custo (aluguel de aproximadamente R$ 500,00 e R$ 1.000,00 o m²)
• Possibilita que o público interaja com a sua marca e seus produtos fisicamente
• Permite divulgar loja virtual
• Confere maior aproximação do público à sua marca e-commerce
• Permite identificar quais serão os desafios em uma implantação de loja física
• Proporciona a oportunidade de aumentar a credibilidade do seu e-commerce
• Proporciona a chance de gerar maior engajamento do público com sua marca
• Pode servir para encaminhar consumidores offline para a sua loja virtual
• Possibilita testar novas ideias em geral para o varejo online e offline
• Permite comercializar produtos de entrada em ponto físico
• Pode ser usada como ponto de retirada de produtos comprados online
• Pode-se comercializar um produto apenas ou vários
• Possibilita testar um Produto Viável Mínimo em uma startup e-commerce
• Possibilita lançar produtos em geral
• Permite gerar senso de urgência (de tempo limitado) para vender mais
• Permite testar seu e-commerce em meio offline (viabilidade omnichannel)
• Pode servir para “queima de estoque” (venda de produtos prestes a invalidar)
• Pode-se tentar atingir públicos específicos (por região, por exemplo)
Ou seja, os benefícios são grandes.
Como implantar pop up store e-commerce?
Confira 10 passos para implantar uma pop up store e-commerce:
• Faça uma cotação de preços de aluguel em shoppings, galerias, metrôs, etc.
• Escolha o local mais adequado, isto é, mais coerente a sua marca
• Monte a estrutura da loja com símbolos da sua Cultura Organizacional
• Estabeleça quais produtos serão comercializados no ponto físico
• Saiba quanto precisará vender para começar a ter lucro (Break Even)
• Desenvolva o material de divulgação do ponto físico e também da loja virtual
• Estabeleça quais serão os meios de pagamento
• Estabeleça e divulgue o tempo no qual a pop up store e-commerce funcionará
• Otimize a loja e o discurso de vendas conforme a interação com o público
• Defina se irá continuar por mais uma temporada, se vai parar ou mudar de local
Bem, a primeira vez é sempre a mais difícil. Entretanto, depois de passar pelos perrengues iniciais, a tendência é que a implantação das pop up store e-commerce seguintes seja mais rápida, mais organizada e melhor.