Política de devolução: como escrever uma para a sua loja virtual?

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Saiba quais as diretrizes mais importantes que você deve colocar neste documento!

O política de devolução assegura a satisfação dos clientes e protege seu e-commerce de prejuízos. Imagem: @freepik
O política de devolução assegura a satisfação dos clientes e protege seu e-commerce de prejuízos. Imagem: @freepik

No e-commerce ou em qualquer outro tipo de comércio, a política de devolução é um conjunto de regras estabelecidas pela empresa que definem quais, como, quando e onde os produtos comprados pelos seus clientes podem ser devolvidos ou trocados. Além disso, ela expõe qual o passo a passo a ser seguido pelo cliente que precisar devolver ou trocar um produto.

Contar com uma política de devolução no e-commerce é importante sobretudo por dois motivos. Primeiro, ela reduz a insatisfação dos clientes quando estes precisam acionar o serviço de devolução. E segundo, ao estipular regras de devolução, ela evita que você varejista tenha prejuízos de ordem administrativa e jurídica.

COMO ESCREVER UMA POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO PARA E-COMMERCE?

Existem vários fatores que você deve considerar ao escrever uma política de devolução para a sua loja online. Ao produzir esse documento é necessário abordar, por exemplo, as seguintes diretrizes:

  • Características: explique quais, como e onde os produtos que os clientes comprarem no seu e-commerce podem passar por um processo de devolução;
  • Critérios: informe em quais situações um produto pode ser trocado ou devolvido. Por exemplo, se ele for diferente do descrito na loja ou se não estiver funcionando;
  • Condições: defina as condições para a devolução, isto é, informe se os produtos deverão estar dentro de uma caixa, na embalagem original, lacrados, etc.;
  • Garantias: mostre o que o cliente deve fazer caso o produto esteja dentro da garantia ou se houver uma garantia estendida em jogo;
  • Prazos: uma boa política de devolução deve estipular o período de tempo dentro do qual o cliente terá o direito de devolver ou trocar um produto, sempre de acordo com a legislação do setor, é claro.

Além disso, é necessário descrever na sua política de devolução como o cliente deve iniciar o processo de devolução. Ou seja, informe se ele precisará fazer isso por telefone, e-mail ou diretamente no site. Explique também como será o reembolso ou troca do produto. Enfim, comente se ou em quais ocasiões a sua empresa cobrará uma taxa pelo serviço de devolução.

Vídeo: saiba como reduzir a devolução de produtos no e-commerce!

ASSESSORIA

Caso você tenha dúvidas na hora de criar a sua política de devolução, lembre-se que sempre poderá pedir a ajuda de um profissional para nesta atividade. Por exemplo, um advogado para e-commerce vem bem a calhar neste momento. Ademais, também é possível solicitar o suporte de agências de e-commerce como a Agência e-Plus, por exemplo. É isso!

Assim que puder clique em “devolução de produtos” e saiba como reduzir isso no seu e-commerce!