Plataformas low code: como elas podem ser úteis no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as vantagens desse recurso para lojas virtuais como a sua!

Plataformas low code permitem criar aplicações por meio do método arrastar e soltar. Imagem: @storyset
Plataformas low code permitem criar aplicações por meio do método arrastar e soltar. Imagem: @storyset

Plataformas low code são sistemas que permitem criar apps, softwares e até lojas online com pouco ou com quase nenhum desenvolvimento de códigos. Ou seja, a maior parte dos códigos já vem pronta, de modo que o desenvolvedor só precisa integrar componentes que já existem para criar uma aplicação.

Esse tipo de plataforma é baseado em Graphical User Interface (GUI), ou seja, em uma interface gráfica com ícones ao invés de uma interface de inserção de comandos. Desse modo, pode-se criar aplicações por meio do método apontar e clicar, arrastar e soltar. Além disso, é possível integrar apps com outras tecnologias via API.

Com efeito, as plataformas low code possibilitam o composable commerce. O composable commerce é uma abordagem de comércio na qual lojistas como você podem combinar vários sistemas e apps tendo em vista melhorar a experiência do consumidor, sem no entanto entender quase nada de programação.

Assim, é possível escalar o seu e-commerce integrando a ele tecnologias de logística, de atendimento, de relacionamento com clientes, de análise de dados e de pagamento, entre outras, de forma prática, rápida, segura e com baixo investimento em TI. Mas não é só isso. Logo em seguida, eu apresento mais vantagens do recurso. Continue lendo e fique por dentro!

VANTAGENS DAS PLATAFORMAS LOW CODE PARA O E-COMMERCE

Existem muitas plataformas low code no mercado, as quais geram vários benefícios aos e-commerces. Por exemplo, a VTEX IO permite desenvolver apps de vitrine para e-commerce, apps de administração personalizados, apps de pixel e muito mais. Além disso, com ela pode-se criar integrações personalizadas com soluções de terceiros.

VTEX IO

Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente o e-book “VTEX IO” produzido pela Agência e-Plus!

Outra plataforma do tipo é a Salesforce, que é um CRM que tem como meta aproximar as empresas das pessoas. Ela permite criar apps que automatizam processos e enriquecem a experiência dos consumidores do seu e-commerce. Assim, você pode escalar os seus serviços de Marketing e aumentar as suas vendas de um jeito muito mais fácil.

Vídeo: saiba mais sobre a VTEX IO

Enfim, as plataformas low code oferecem mais agilidade no desenvolvimento e na implementação de aplicações no seu e-commerce. Elas permitem otimizar seus processos de forma mais rápida e oferecer melhor experiência de compras. Além disso, elas proporcionam maior autonomia para os lojistas como você e maior retorno financeiro. Vale a pena usá-las!

Assim que puder clique em “Desenvolvimento de e-commerce” e conheça 10 etapas cruciais para um bom projeto!