31
O comércio eletrônico brasileiro acostumou-se ao boleto sem registro, o qual se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas ao longo do tempo pelos consumidores que fazem compras em lojas virtuais, no entanto, essa modalidade pode entrar em desuso em breve.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinalou em 2015 a possibilidade de restringir ou abolir completamente os boletos sem registro a partir do início de 2017, o que pode prejudicar o seu comércio eletrônico caso você não se antecipe e crie alternativas de pagamento.
Para ajudar no processo de transição, a equipe PCI Gateway da Vtex anunciou recentemente a criação do boleto registrado do Bradesco, o qual poderá ser implementado nas lojas virtuais que foram criadas e operam a partir da plataforma e-commerce Vtex.
Para adicionar a nova funcionalidade de pagamento na plataforma Vtex é muito simples. Basta que o administrador do e-commerce insira a afiliação “Bradesco Registrado”, preencha a ficha com as informações solicitadas e associe a afiliação ao boleto em “Condições de pagamento”.
Além da opção do Bradesco, o Banco do Brasil já havia anunciado o seu boleto registrado, sobre o qual já publiquei um artigo aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-Plus.
O boleto registrado traz algumas vantagens para os donos de e-commerces. Dependendo da instituição operadora, eles podem conferir benefícios como:
– Rastreamento de dados de compras para uso em análises de Big Data
– Redução da possibilidade de fraudes no comércio eletrônico
– Diminuição do tempo de liquidação
Os custos de emissão do boleto registrado são semelhantes, mas não iguais aos da carteira de cobrança comum, por isso, os administradores de lojas virtuais devem fazer o cálculo para ajustar as margens de lucro.