Plataforma de comércio unificado é um software voltado ao desenvolvimento, conexão e gestão de canais de vendas online e offline. Ele tem como meta cercar os consumidores com soluções integradas e assim lhes proporcionar melhores experiências de compras.
Esse tipo de software simplifica, sincroniza e melhora o atendimento, o uso dos estoques e os processos de trabalho, entre outros procedimentos em espaços de varejo online (lojas virtuais, marketplaces, multi lojas, hotsites, e-mail, etc.) e em espaços de varejo físicos (lojas tradicionais, guide shops, pop up stores, etc.).
Além do varejo B2C em que empresas como a sua comercializam diretamente para o consumidor final, uma plataforma de comércio unificado também é útil ao atacado e e-commerce B2B (onde empresa vende para empresa).
Seja como for, uma plataforma de comércio unificado vai de encontro ao primeiro dos mandamentos do e-commerce, que é justamente o foco no consumidor/cliente. Se antigamente ele é quem tomava a iniciativa de ir às compras, agora é você empresário(a) quem tem que levar as compras até ele via canais online e offline conectados.
Pois então, convido-o(a) a conhecer em seguida alguns dos recursos de uma plataforma de comércio unificado. Fique sabendo como este sistema pode melhorar a experiência de compra dos consumidores e gerar mais fidelização. Descubra várias vantagens de implementar isso na sua empresa.
Assim que puder clique também em “O que é omnichannel” e leia um post complementar.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE UMA PLATAFORMA DE COMÉRCIO UNIFICADO
Como o próprio nome já diz, uma plataforma de comércio unificado é um sistema que conecta, integra, unifica canais de vendas. E hoje em dia isso é feito nas alas offline e online, fisicamente e virtualmente.
A título de exemplo, VTEX e Linx são duas plataformas do tipo. Elas contam com recursos como:
Sistema OMS:
Um Order Management System (OMS) ou, em Português, Sistema de Gestão de Pedidos é um software que integra estoques de diferentes canais de vendas. Desse modo, ele cria uma prateleira infinita, reduz a ruptura de estoque e gera mais vendas.
Checkouts integrados:
Dados dos consumidores que compram no e-commerce são integrados aos das lojas físicas e outros canais de vendas. Isso permite que você trabalhe com promoções que iniciam em um canal e terminam em outro, conforme a preferência do cliente.
Atendimento:
Os consumidores podem assinar seu conteúdo e assim saber quando seus produtos prediletos estarão em promoção. Além disso, eles poderão modificar seus pedidos, mudar endereços de entrega, entre outras ações. Empodere os consumidores e eles comprarão mais!
Carrinhos de compras compartilháveis:
Um consumidor entra na sua loja física e faz um pedido, mas diz que vai pensar se vai realmente comprar. Nesse caso, o vendedor pode colocar os produtos em um carrinho compartilhável e enviar ao consumidor por e-mail, que poderá finalizar a compra em casa.
Logística integrada:
Transportadoras integradas à plataforma por meio de gateways de frete possibilitam que o consumidor receba o produto comprado em qualquer canal de vendas no endereço que bem entender. Além disso, ele pode rastrear seu pedido a qualquer momento via internet.
Integração com aplicativos:
Uma plataforma de comércio unificado integra-se a diferentes aplicativos como os de pagamento, logística, atendimento, feedback, analíticos e de segurança, entre outros. Isso confere mais poder ao seu negócio e sobretudo aos consumidores.
Integração com softwares:
Além dos aplicativos, uma plataforma de comércio integra-se também aos softwares de gestão como os ERPs, CRMs, WMSs, etc. Assim você poderá controlar praticamente todo o seu negócio com muito mais praticidade.
PLATAFORMA DE COMÉRCIO UNIFICADO EMPODERA OS CONSUMIDORES
Todas a ferramentas mencionadas e outras mais que não foram citadas geram um efeito que é essencial ao comércio hoje: o empoderamento do consumidor. Consumidores que têm poder compram mais. E quem puder dar isso a eles sai na frente e ganha o jogo.
Pois ao usar uma plataforma de comércio unificado você abrirá as suas portas para experiências de empoderamento como:
Ship from store:
Viabiliza que cada loja física se torne um Centro de Distribuição (CD). Sendo assim, os consumidores poderão comprar em uma loja e retirar na outra ou comprar no e-commerce e retirar em uma loja física, por exemplo;
Ship to home:
Permite ao cliente de loja física escolher qualquer endereço de entrega. Em outras palavras, é possível comprar offline e pedir para entregar em qualquer lugar que desejar como em uma compra no e-commerce.
Ship to store:
Uma loja envia o produto para outra para satisfazer um cliente local. Se um consumidor não encontra um produto em uma determinada loja, logo a loja mais próxima pode enviar esse produto para a loja onde ele está.
Pick up in store:
Pick up in store é um conceito no qual o cliente compra em qualquer canal, online ou offline, mas faz a retirada do produto em uma loja física.
Return in store:
Cliente troca na loja física um produto comprado na loja virtual.
Observe que com essas opções, os consumidores poderão ter uma experiência de compra muito mais rica. Eles podem, por exemplo, iniciar uma compra na loja física e concluir na internet e vice-versa. É possível iniciar a pesquisa em um comparador de preços e pesquisar informações em uma loja virtual. Logo depois, pode-se comprar na loja física e receber em casa, entre outros roteiros de compras. Resumindo: mais poder, mais compras.
VANTAGENS DE UMA PLATAFORMA DE COMÉRCIO UNIFICADO
São vantagens de uma plataforma de comércio unificado:
- Inventários atualizados e unificados, o que evita a ruptura de estoque e possibilita que o consumidor encontre o produto que deseja em qualquer canal de venda da sua empresa;
- A visão global do negócio a partir de um sistema;
- Prático atendimento aos consumidores em todas as etapas de suas jornadas de compras. E também em qualquer parte dos seus roteiros ou rotas de compras. Isto é, uma experiência personalizada e completa;
- Capacidade de proporcionar mais autonomia aos clientes, que podem comprar onde, quando e como quiserem;
- Poder de analisar e prever o comportamento dos clientes para lhes oferecer cada vez melhor experiência de compras;
- Ajustar os preços de produtos e serviços em todos os canais com mais precisão. Assim, você evita abandonos de carrinho por frustração do consumidor;
- Capacidade de organizar a movimentação do seu estoque com base na demanda de consumo de cada região;
- Trocar ou devolver produtos com mais agilidade e eficiência. Dessa forma, evita-se que o consumidor desista de comprar com você no futuro.
Além disso, uma plataforma de comércio unificado proporciona mais facilidade para você treinar seus funcionários. Afinal de contas, é mais fácil ensinar como funciona um sistema do que dez ou mais deles. Isso significa menos custos no fim do mês para sua empresa.
Acesse e leia também o nosso artigo “ferramentas omnichannel”. Conheça, então, 5 recursos que lhe ajudarão integrar lojas físicas com o e-commerce.