O Plano de Marketing é, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um recurso que integra o Plano de Negócios juntamente com:
• Sumário Executivo: principais dados do empreendimento;
• Análise de Mercado: estudo de buyer personas, concorrentes e fornecedores;
• Plano Operacional: layout e processos de trabalho;
• Plano Financeiro: estimativa de investimentos;
• Construção de Cenários: análise da conjuntura econômica;
• Análise Estratégica: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças elencadas pela matriz S.W.O.T.
Basicamente, o Plano de Marketing visa listar todos os produtos e serviços da empresa, estabelecer um preço para cada um deles, criar estratégias promocionais, escolher as formas de comercialização e distribuição, bem como a localização que poderá ser em um endereço eletrônico no caso de uma loja virtual ou em um endereço real no caso de uma loja física.
No caso da criação de uma loja virtual, o documento passa a se chamar Plano de Marketing para e-commerce, o que envolve o estudo de outros fatores como:
• Implantação de e-commerce
• Design para loja virtual
• Plataforma de e-commerce
• SEO para e-commerce
• Links patrocinados para e-commerce
• E-mail marketing para e-commerce
• Comparadores para e-commerce
Obviamente, para que as coisas funcionem não basta planejar, é preciso colocar tudo em prática. É quando se faz necessário o serviço de gestão de Marketing para e-commerce, que pode ser realizado por uma equipe interna ou por profissionais contratados de uma agência de Marketing Digital.