Plano de Contingência E-commerce é um documento que tem como objetivo projetar ações voltadas para a minimização de prejuízos e aproveitamento de oportunidades em tempos de emergência em empresas de comércio eletrônico como a sua. Ele é fundamental para cenários como o da crise da Covid-19 pela qual estamos passando atualmente.
A Covid-19 é uma doença respiratória severa causada pelo vírus SARS-CoV-2 em humanos. Por enquanto não há vacinas ou medicamentos específicos para sua prevenção ou tratamento.
Esse vírus tem se alastrado e feito vítimas em todo o mundo. Para reduzir o contágio, longos períodos de quarentena têm sido decretados pelos governos em múltiplos países. Isso por sua vez tem isolado as pessoas dentro de suas casas e impactado no comércio e na economia.
Mas, enfim, como um Plano de Contingência pode ser útil nesta situação? É o que estudaremos em seguida. Acompanhe!
Acesse e leia também o post “Impactos da Covid-19 no e-commerce”. Fique sabendo, dessa forma, como o comércio eletrônico brasileiro tem funcionado em meio ao isolamento social.
UTILIDADE DE UM PLANO DE CONTINGÊNCIA E-COMMERCE
Basicamente, um Plano de Contingência E-commerce pode ser útil para:
- Estabelecer ações de curto, médio e longo prazo para as áreas de Gestão, Marketing, Vendas, Atendimento, Logística, Back Office e Front Office, etc., do seu comércio eletrônico em cenários de crises como a da crise Covid-19;
- Orientar colaboradores e consumidores acerca do que deve ser feito diante do novo cenário. Informar sobretudo como eles poderão se manter com saúde e segurança em situações não habituais e/ou adversas;
- Prever os prejuízos que poderão ocorrer durante o novo cenário econômico e também no pós crise. Diante disso, estabelecer ações voltadas para a redução de perdas. Ademais, reconhecer e explorar oportunidades no panorama que se apresenta.
Agora que você conhece algumas utilidades de um Plano de Contingência, continue lendo e aprenda também como criar um!
Assim que puder clique em “Parque das Aves lança loja virtual” e conheça um e-commerce desenvolvido a partir de um Plano de Contingência.
PASSO A PASSO PARA PLANEJAR
Para criar um Plano de Contingência para a sua empresa e-commerce você poderá usar uma planilha ou documento simples do editor de textos de sua preferência. Se estiver trabalhando com uma equipe a distância, então use uma plataforma de trabalho em nuvem como a Sabesim, Workplace ou Trello, etc. Descreva, então, os cenários e os procedimentos que pretende realizar. Por exemplo:
- Defina, primeiramente, uma equipe de trabalho;
- Identifique riscos e oportunidades em todas as áreas para curto, médio e longo prazo;
- Demonstre o quanto e como os riscos podem gerar perdas nesses períodos;
- Analise, em seguida, o quanto e como as oportunidades poderão gerar ganhos;
- Esclareça como você auxiliará a manter a saúde e a segurança dos seus colaboradores e consumidores durante o período de crise;
- Defina quais são as prioridades de ações a serem realizas a respeito dos riscos e oportunidades;
- Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos para cada prioridade;
- Defina quem irá executar cada ação e em qual período de tempo;
- Aprove o plano juntamente com seus sócios (faça otimizações antes se necessário);
- Divulgue o Plano de Contingência;
- Coloque o planejamento em prática;
- Revise e otimize as ações conforme a demanda.
Guarde, enfim, ao menos uma cópia desse documento no seu computador para o caso de precisar realizar algo do tipo em ocorrências futuras.
E-COMMERCE E CRISE DA COVID-19
Após as primeiras semanas de quarentena e isolamento social no Brasil já é possível visualizar algumas mudanças de comportamento no comércio eletrônico nacional. Com efeito, essas mudanças devem ser levadas em conta no Plano de Contingência.
De acordo com as pesquisas EbitNielsen, ABComm e NZN Intelligence (clique nos links para ver mais estatísticas), o número de novos consumidores no e-commerce de supermercados subiu 96% durante a quarentena. No varejo online em geral, os pedidos cresceram 30,5% e o faturamento subiu 28%. Ademais, 71% dos brasileiros pretendem aumentar o volume de compras online nos próximos dias.
Como se pode observar, a demanda de compras online está sendo ampliada, o que é uma oportunidade. Todavia, é possível perceber alguns riscos como sobrecargas na logística, entregas, atendimento e outras áreas.
Há também a questão do trabalho em home office, que a princípio pode parecer uma má ideia, posto que é difícil coordenar ações de funcionários a distância. Em longo prazo, porém, após um período de treinamento e adaptação, muitos empreendedores como você pensarão, “puxa, como é que não pensei nas vantagens do teletrabalho antes?”.
Tudo isso, enfim, deve entrar no seu Plano de Contingência. Minimize os riscos, encontre brechas para o crescimento, solucione os problemas, crie novos hábitos, adapte-se, pois já não há mais como retornarmos ao mundo que nós conhecíamos antes da Covid-19.
Acesse e leia também o post “Como vender online em tempos de quarentena”. Obtenha, desse modo, dicas para trabalhar no e-commerce a partir da sua casa durante epidemias e pandemias.