Plano de Contingência E-commerce: prepare-se para a crise da Covid-19

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Projete ações que lhe ajudarão a controlar a situação e manter seu negócio nos eixos

Plano de Contingência E-commerce: nas crises, minimize perdas e reconheça oportunidades
Plano de Contingência E-commerce: nas crises, minimize perdas e reconheça oportunidades

Plano de Contingência E-commerce é um documento que tem como objetivo projetar ações voltadas para a minimização de prejuízos e aproveitamento de oportunidades em tempos de emergência em empresas de comércio eletrônico como a sua. Ele é fundamental para cenários como o da crise da Covid-19 pela qual estamos passando atualmente.

A Covid-19 é uma doença respiratória severa causada pelo vírus SARS-CoV-2 em humanos. Por enquanto não há vacinas ou medicamentos específicos para sua prevenção ou tratamento.

Esse vírus tem se alastrado e feito vítimas em todo o mundo. Para reduzir o contágio, longos períodos de quarentena têm sido decretados pelos governos em múltiplos países. Isso por sua vez tem isolado as pessoas dentro de suas casas e impactado no comércio e na economia.

Mas, enfim, como um Plano de Contingência pode ser útil nesta situação? É o que estudaremos em seguida. Acompanhe!

Acesse e leia também o post “Impactos da Covid-19 no e-commerce”. Fique sabendo, dessa forma, como o comércio eletrônico brasileiro tem funcionado em meio ao isolamento social.


UTILIDADE DE UM PLANO DE CONTINGÊNCIA E-COMMERCE

Logística é uma das áreas mais sensíveis do e-commerce antes, durante e pós crises, por isso esta área deve receber atenção especial no seu Plano de Contingência
Logística é uma das áreas mais sensíveis do e-commerce antes, durante e pós crises, por isso esta área deve receber atenção especial no seu Plano de Contingência

Basicamente, um Plano de Contingência E-commerce pode ser útil para:

  • Estabelecer ações de curto, médio e longo prazo para as áreas de Gestão, Marketing, Vendas, Atendimento, Logística, Back Office e Front Office, etc., do seu comércio eletrônico em cenários de crises como a da crise Covid-19;
  • Orientar colaboradores e consumidores acerca do que deve ser feito diante do novo cenário. Informar sobretudo como eles poderão se manter com saúde e segurança em situações não habituais e/ou adversas;
  • Prever os prejuízos que poderão ocorrer durante o novo cenário econômico e também no pós crise. Diante disso, estabelecer ações voltadas para a redução de perdas. Ademais, reconhecer e explorar oportunidades no panorama que se apresenta.

Agora que você conhece algumas utilidades de um Plano de Contingência, continue lendo e aprenda também como criar um!

Assim que puder clique em “Parque das Aves lança loja virtual” e conheça um e-commerce desenvolvido a partir de um Plano de Contingência.


PASSO A PASSO PARA PLANEJAR

Reunir uma equipe é o primeiro passo para Criar um Plano de Contingência E-commerce (em tempos de quarentena essa equipe deve trabalhar a distância)
Reunir uma equipe é o primeiro passo para Criar um Plano de Contingência E-commerce (em tempos de quarentena essa equipe deve trabalhar a distância)

Para criar um Plano de Contingência para a sua empresa e-commerce você poderá usar uma planilha ou documento simples do editor de textos de sua preferência. Se estiver trabalhando com uma equipe a distância, então use uma plataforma de trabalho em nuvem como a Sabesim, Workplace ou Trello, etc. Descreva, então, os cenários e os procedimentos que pretende realizar. Por exemplo:

  • Defina, primeiramente, uma equipe de trabalho;
  • Identifique riscos e oportunidades em todas as áreas para curto, médio e longo prazo;
  • Demonstre o quanto e como os riscos podem gerar perdas nesses períodos;
  • Analise, em seguida, o quanto e como as oportunidades poderão gerar ganhos;
  • Esclareça como você auxiliará a manter a saúde e a segurança dos seus colaboradores e consumidores durante o período de crise;
  • Defina quais são as prioridades de ações a serem realizas a respeito dos riscos e oportunidades;
  • Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos para cada prioridade;
  • Defina quem irá executar cada ação e em qual período de tempo;
  • Aprove o plano juntamente com seus sócios (faça otimizações antes se necessário);
  • Divulgue o Plano de Contingência;
  • Coloque o planejamento em prática;
  • Revise e otimize as ações conforme a demanda.

Guarde, enfim, ao menos uma cópia desse documento no seu computador para o caso de precisar realizar algo do tipo em ocorrências futuras.


E-COMMERCE E CRISE DA COVID-19

Impactos da Covid-19 no e-commerce: cresce o número de pedidos online durante quarentena
Impactos da Covid-19 no e-commerce: cresce o número de pedidos online durante quarentena

Após as primeiras semanas de quarentena e isolamento social no Brasil já é possível visualizar algumas mudanças de comportamento no comércio eletrônico nacional. Com efeito, essas mudanças devem ser levadas em conta no Plano de Contingência.

De acordo com as pesquisas EbitNielsen, ABComm e NZN Intelligence (clique nos links para ver mais estatísticas), o número de novos consumidores no e-commerce de supermercados subiu 96% durante a quarentena. No varejo online em geral, os pedidos cresceram 30,5% e o faturamento subiu 28%. Ademais, 71% dos brasileiros pretendem aumentar o volume de compras online nos próximos dias.

Como se pode observar, a demanda de compras online está sendo ampliada, o que é uma oportunidade. Todavia, é possível perceber alguns riscos como sobrecargas na logística, entregas, atendimento e outras áreas.

Há também a questão do trabalho em home office, que a princípio pode parecer uma má ideia, posto que é difícil coordenar ações de funcionários a distância. Em longo prazo, porém, após um período de treinamento e adaptação, muitos empreendedores como você pensarão, “puxa, como é que não pensei nas vantagens do teletrabalho antes?”.

Tudo isso, enfim, deve entrar no seu Plano de Contingência. Minimize os riscos, encontre brechas para o crescimento, solucione os problemas, crie novos hábitos, adapte-se, pois já não há mais como retornarmos ao mundo que nós conhecíamos antes da Covid-19.

Acesse e leia também o post “Como vender online em tempos de quarentena”. Obtenha, desse modo, dicas para trabalhar no e-commerce a partir da sua casa durante epidemias e pandemias.