Pix Parcelado é uma modalidade do Pix fornecida por instituições financeiras como bancos e carteiras eletrônicas, a qual permite que os consumidores possam fazer compras no comércio online e físico pagando de forma parcelada.
COMO FUNCIONA O PIX PARCELADO?
O recurso funciona assim: o consumidor entra na sua loja virtual, coloca um produto no carrinho e, na hora de pagar, escolhe a opção Pix Parcelado no app da instituição financeira na qual ele é correntista. Em seguida, o pagamento é feito à vista para você lojista, o que evita a inadimplência.
Desse modo, do total da compra, o consumidor paga uma parte, enquanto a instituição financeira completa o valor imediatamente. Depois, o consumidor pagará o crédito concedido a ele pela instituição financeira em parcelas com juros. Ele pode parcelar em 12 a até 24 vezes.
É importante lembrar que o Pix Parcelado é parecido com o Pix Garantido, que tem previsão de implantação em 2023, mas não é a mesma coisa. Enquanto o Pix Parcelado pode ser fornecido por instituições financeiras comuns, o Pix Garantido será um recurso oficial do Banco Central.
Seja como for, as novas funcionalidades do Pix contribuem cada vez mais para que este meio de pagamento supere recursos como o débito, o boleto e carteiras digitais, podendo chegar em breve a ultrapassar o uso do cartão de crédito.
CRESCIMENTO DO USO DO PIX NO COMÉRCIO BRASILEIRO
O Banco Central lançou o Pix em novembro de 2020 ao custo de US $4 milhões e, desde então, esta nova modalidade de pagamento só cresceu. De acordo com estudo da consultoria Gmattos com 59 lojas virtuais de diversos segmentos, o Pix ganha popularidade exponencial.
Conforme o estudo, o Pix era aceito por apenas 16,9% dos estabelecimentos em janeiro de 2021. Agora, no entanto, desde maio de 2022, passou para uma aceitação de 74,6%. Desse modo, essa modalidade de pagamento ultrapassou o débito e as carteiras digitais, ficando por pouco atrás do boleto (76,3%) e do cartão de crédito (96,3%). Para os consultores da GMattos, o Pix pode chegar a uma aceitação de 91% em longo prazo.
Contudo, na maioria das vezes, a aceitação do Pix depende de um empurrãozinho do lojista. Isto é, o lojista precisa oferecer de forma clara o pagamento com Pix e com suas modalidades como o Pix Parcelado, por exemplo. Dessa maneira, cada vez mais consumidores poderão aderir a este recurso, gerando benefícios tanto para os consumidores quanto para você varejista.
COMO IMPLANTAR O PIX PARCELADO?
Dado que o Pix Parcelado é oferecido por instituições financeiras como bancos e carteiras eletrônicas, o lojista não tem como fazer uma implantação do recurso em sua loja virtual. Ao invés disso, o varejista deve incentivar o consumidor a usar esta modalidade de pagamento.
Por exemplo, você pode deixar um aviso nos seus anúncios e/ou na sua página de produto informando que o consumidor pode optar pela compra com Pix Parcelado caso ele tenha conta em instituições como o Nubank, Santander e Mercado Pago, entre outras, que já oferecem o recurso.
De fato, de acordo com pesquisa da Fiserv, 66% dos consumidores consideram o Pix seguro, enquanto 57% confiam mais no dinheiro em espécie e no pagamento com código de barras, e 56% no cartão com chip na maquininha. Ou seja, o Pix já tem a preferência do consumidor. Resta agora você varejista fazer o seu papel e oferecer de forma clara o Pix e o Pix Parcelado na sua loja virtual. Dê o seu jeito!
Assim que puder clique em “Pix VTEX” e saiba como configurar o recurso na sua loja online!