Pilares do e-commerce: 6 fundamentos para vender online

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça os princípios que norteiam um comércio eletrônico de sucesso!

Oferecer uma boa experiência de compras online, sobretudo na hora do atendimento, é um dos pilares do e-commerce mais importantes. Foto meramente ilustrativa: @krakenimagescom
Oferecer uma boa experiência de compras online, sobretudo na hora do atendimento, é um dos pilares do e-commerce mais importantes. Foto meramente ilustrativa: @krakenimagescom

Os pilares do e-commerce são princípios que comerciantes como você precisam construir na teoria e na prática para, desse modo, aumentar as vendas, o faturamento e o sucesso do seu negócio digital. Em outras palavras, eles são ao mesmo tempo conceitos e ações fundamentais para o desenvolvimento e evolução do seu comércio eletrônico. Conheça, em seguida, esses pilares!

Clique agora em “Agência e-Plus no LinkedIn” e, em seguida, pressione o botão “+Follow” para se inscrever no nosso perfil e receber as nossas atualizações de conteúdo diretamente na sua linha do tempo na maior rede social de profissionais do mundo! Faça parte da nossa comunidade e, desse modo, conheça outros empreendedores que, iguais a você, querem desenvolver, escalar, testar, configurar, integrar, evoluir, unificar, atualizar, expandir, migrar, divulgar, performar ou gerenciar um e-commerce!

PILARES DO E-COMMERCE: 6 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA VENDER ONLINE

Se você pretende vender online ou melhorar uma loja virtual já existente, então é uma ótima ideia planejar e/ou verificar se essa loja funciona dentro dos principais princípios, isto é, pilares do e-commerce. Entre esses princípios estão, por exemplo:

1 – Produto: 

Um bom produto é aquele que tem qualidade e atende às expectativas do consumidor. Um ótimo design, usabilidade, durabilidade e sustentabilidade são algumas das qualidades que ele deve ter. Além disso, é imprescindível que ele tenha um preço competitivo.

Vídeo: saiba como fazer fotografia de produto (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

2 – Público:

Não adianta ter bons produtos se você não sabe para quem está vendendo. Por isso, um dos pilares mais importantes do e-commerce é conhecer bem o seu público. Para fazer isso, use plataformas de dados (CDPs) para captar e analisar os dados, e gerar insights para o Marketing.

Vídeo: use uma CDP para conhecer melhor o seu público (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

3 – Marketing:

Se você já tem bons produtos e sabe qual é o seu público, então é hora de criar o Marketing. Use estratégias de tráfego pago, Automação de Marketing e Inbound Marketing, entre outras. Faça isso continuamente. É bom saber que sem Marketing não há e-commerce que se sustente.

Vídeo: conheça a evolução do Marketing no e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

4 – Experiência:

Outro dos principais pilares do e-commerce é a experiência do consumidor. Em uma loja virtual, isso diz respeito à velocidade de carregamento das páginas, facilidade de pagamento, usabilidade, segurança e experiência de entrega, por exemplo. Quanto melhor a experiência, maior a satisfação dos clientes.

Vídeo: obtenha dicas para melhorar a experiência dos clientes na sua loja virtual (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

5 – Tecnologia:

Tanto para fornecer bons produtos quanto para conhecer seu público, divulgar e proporcionar uma boa experiência é fundamental contar com boas tecnologias. O básico é contar com uma boa plataforma e-commerce. Mas você também pode pensar em usar sistemas como CRM, ERP, DXP, CDP, CMS, etc.

Vídeo: saiba como escolher a principal tecnologia do seu e-commerce, a plataforma de e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

6 – Equipe:

No e-commerce, ainda não há tecnologias que fazem tudo sozinhas. Para fazer as tecnologias funcionarem é preciso ter uma equipe. E para ter uma boa equipe é essencial fazer boas contratações, mas não apenas isso. É necessário também treinar essa equipe continuamente.

Vídeo: entenda por que é melhor contratar uma agência do que ter uma equipe de Marketing (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Enfim, os principais pilares do e-commerce moderno são o Produto, Público, Marketing, Experiência, Tecnologia e Equipe. Isso é o básico para você, comerciante, ter um comércio eletrônico competitivo. Sem a teoria e a prática desses princípios, seu e-commerce corre um risco muito grande de fracassar.

COMO IMPLEMENTAR OS PILARES DO E-COMMERCE?

Para implementar os pilares do e-commerce, recorra à Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação nas principais tecnologias de e-commerce do momento, tais como as plataformas headless VTEX, Shopify Plus, Wake Commerce e deco.cx; e as plataformas de Marketing Meta Ads e Google Ads, entre outras. Além disso, ela possui uma equipe continuamente treinada. Ela fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Vídeo: conheça o escritório da Agência e-Plus!

Com mais de 11 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Xerox, Pirelli, Embelleze EU, Wahl Clipper, Sonda, Polo Play e Zorba, por exemplo, em Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Equador, Costa Rica e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: