No armazém de um e-commerce, o Picking ou Order Picking é a operação de separação dos produtos cujos pedidos foram feitos na loja virtual. Enquanto o Picking Automático faz uso de transelevadores e robôs antropomórficos, o Picking Manual é feito por operadores humanos, podendo ser realizado com maior eficiência se os operadores fizerem uso de tecnologias como terminais de radiofrequência, pick by light, put to light e picking to voice.
Neste post, eu lhe mostro um resumo destas tecnologias de Picking Manual e como elas podem tornar a separação de pedidos do seu e-commerce mais ágil, simples e eficiente. Continue lendo e fique por dentro!
4 TECNOLOGIAS DE PICKING MANUAL
Você pode tornar o Picking Manual muito mais ágil por meio do uso de tecnologias como o pick by light, put to light, picking to voice e os terminais de radiofrequência. Saiba mais sobre isso em seguida:
1 – Terminais de radiofrequência
Os terminais de radiofrequência, mais conhecidos como leitores de códigos de barras, permitem que um operador entre com dados de pedidos e produtos no sistema de gestão do armazém sem precisar digitar ou fazer anotações por escrito.
No Picking, modelos atuais desse terminal orientam o operador dentro do armazém quanto ao corredor, referência e unidades, entre outros fatores. Desse modo, esses leitores reduzem a ocorrência de erros. Além disso, eles tornam o Picking Manual muito mais ágil.
2 – Pick by light
Pick by light é o nome dado aos dispositivos que iluminam a posição na estante de um armazém onde o produto a ser separado localiza-se. Além disso, eles também informam por meio de um painel a quantidade que o operador deverá separar.
Em armazéns mais antigos, o Picking Manual é feito com base em uma lista de papel. O operador recolhe os itens da lista e separa-os. Com o pick by light, contudo, elimina-se o uso do papel, a taxa de erros diminui e é mais fácil treinar novos funcionários.
3 – Put to light
Put to light é o termo que nomeia os dispositivos que indicam por meio de painéis a posição no armazém na qual o operador deve deixar os produtos que acabou de separar. Pode-se instalá-los em pontos de pallets ou em contentores, por exemplo.
O uso do put to light elimina o uso de listas de papel. Ademais, ao guiar o olhar do operador para o local onde este deverá depositar os produtos separados, esse tipo de dispositivo torna o Picking Manual mais ágil, diminui erros e aumenta a eficiência da operação.
4 – Picking to voice
Picking to voice é como são chamados os dispositivos que possibilitam orientar os operadores de Picking por meio de instruções verbais. Assim, via fone de ouvido, esse dispositivo instrui o operador sobre quais produtos este deverá separar.
O operador, por sua vez, usa um microfone para confirmar para o sistema de gestão do armazém as ações que concluiu. Isso permite que o operador trabalhe com as mãos livres, o que resulta em maior quantidade de produtos separados em menos tempo.
VANTAGENS DE TECNOLOGIAS DE PICKING MANUAL NO E-COMMERCE
Usar tecnologias como o pick by light, put to light, picking to voice e os terminais de radiofrequência tornará o Picking Manual do seu e-commerce muito mais ágil. Assim, pode-se separar mais pedidos em menos tempo e com menos custos.
Pense que não basta ter uma loja virtual escalável. O seu armazém também precisa ser escalável, do contrário você não conseguirá separar e entregar os pedidos com rapidez. Lembre-se, quanto mais ágil a entrega, melhor a experiência do cliente, e isso depende em parte do Picking.
Assim que puder clique em “Pontos de coleta VTEX” e saiba como implantar pick up points para os pedidos feitos na sua loja virtual!