Picking e packing: o que é e qual a importância no e-commerce?

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Saiba como otimizar esses dois processos e melhorar as entregas ao consumidor final!

Picking e packing é o processo de separar e embalar produtos para envio ao consumidor final. Imagem: @vectorjuice
Picking e packing é o processo de separar e embalar produtos para envio ao consumidor final. Imagem: @vectorjuice

Do idioma Inglês, os termos “picking” e “packing” significam respectivamente “separar” e “embalar”. Eles se referem a duas atividades logísticas, as quais ocorrem dentro de armazéns como parte do processo de entregas de última milha (last mile) no varejo físico e online.

Enquanto o picking se refere à separação de produtos após o recebimento de um pedido, o packing remonta ao processo de embalagem do produto que será enviado ao consumidor final. Seja como for, ambos proporcionam mais praticidade às atividades de expedição e facilitam as entregas.

Estes dois processos têm uma enorme importância no e-commerce, pois juntos asseguram a integridade dos produtos, reduzem os erros de separação e preparação de produtos, agilizam a entrega, geram economia de tempo e  possibilitam reduzir as devoluções, entre outras vantagens.

COMO OTIMIZAR O PICKING E PACKING NO E-COMMERCE?

O primeiro passo para otimizar o picking e packing no e-commerce é contar com um Warehouse Management System (WMS) no seu armazém. Um WMS é justamente um software de gestão de armazém, que permite integrar e automatizar tarefas.

Você pode usar um WMS para organizar o fluxo de entradas e saídas do seu estoque, bem como para coordenar as atividades de picking e packing, garantindo assim a melhor eficiência possível dos seus operadores e mais agilidade nas suas entregas.

Vídeo: saiba como a entrega rápida auda você a vender mais no e-commerce!

Além disso, é possível usar diferentes ferramentas de picking e packing como transelevadores, monotrilhos, robôs antropomórficos, terminais de radiofrequência, estantes dinâmicas, sistemas de transporte para caixas e muito mais.

E para otimizar ainda mais o picking e packing no seu e-commerce, invista em consultorias. Contrate também serviços de hardware e de suporte. Realize a otimização do seu estoque. Enfim, invista em treinamento e profissionalização.

Assim que puder clique em “Picking manual” e conheça tecnologias como o pick by light, put to light e picking to voice, entre outras!