Pick up store (ou pick up in store) é um termo inglês que significa literalmente “retirar na loja”. No varejo, é um conceito omnichannel. Trata-se da compra de produtos por um consumidor na sua loja virtual e retirada destes em balcão da sua loja física com assistência pessoal.
Diferença entre pick up store, pick up point e locker
Diferentemente do já mencionado pick up store, no sistema de pick up point (ponto de retirada) o consumidor é encaminhado para fazer a retirada dos produtos comprados na sua loja virtual em pontos físicos de empresas parceiras da sua loja. Esses pontos físicos podem ser, por exemplo, postos de gasolina, mercados, mercearias, farmácias, etc.
Enquanto isso, no sistema locker, o consumidor realiza compra na loja virtual, mas depois é normalmente encaminhado para retirar o produto em ponto físico. No entanto, ao invés de obter assistência pessoal em um balcão, o consumidor recebe um código. Tal código lhe permitirá destravar um armário. Dentro do armário, por sua vez, você (dono do e-commerce) deixará o produto comprado por ele para retirada.
Vantagens do sistema pick up store
O sistema pick up store pode proporcionar muitas vantagens para você, tais como:
- Menos gastos com envios de produtos para o Centro de Distribuição;
- Redução de gastos com frete;
- Redução do preço final do produto;
- Otimização do tempo de entrega (em média 2 dias);
- Pagamento em dinheiro, cartão, etc., na retirada;
- Aumento do número de consumidores dentro da sua loja física;
- Aumento das oportunidades de conversão de vendas dentro da sua loja física.
Isso sem falar que você dono de e-commerce poderá eventualmente orientar os seus balconistas pick up store a coletarem mais informações (pesquisas de satisfação, por exemplo) sobre os consumidores no momento em que estes fazem a retirada dos produtos.
Ademais, os balconistas poderão também encomendar produtos e serviços complementares, os quais seus clientes poderão adquirir na mesma hora em sua loja física.
Como implantar?
O primeiro passo para implantar o pick up store é contar com uma loja física. Dentro dela dever-se-á instalar um balcão devidamente identificado para a realização das entregas.
De preferência, esse balcão deve ser posicionado em um ponto tal que faça com que o consumidor precise percorrer grandes extensões dentro da loja. Faça com que o consumidor passe por prateleiras e gôndolas diversas. Isso o estimulará a fazer mais compras.
Além disso, você precisará investir em tecnologias omnichannel. Essas tecnologias deverão ser capazes de integrar o estoque, o fluxo de caixa, os meios de pagamento, etc., da sua loja virtual com as suas lojas físicas.
Sendo assim, caso pretenda implantar esse sistema, prepare-se para investir em uma boa plataforma e-commerce e em softwares ERP e WMS, por exemplo.