As últimas edições (32ª, 33ª, 34ª e 35ª) da pesquisa WebShoppers realizada pelo Ebit apresentam números expressivos acerca do aumento dos consumidores ativos no e-commerce nacional. Esse aumento é uma ótima notícia para você, pois quanto mais consumidores, mais pessoas poderão acessar a loja virtual que você criará em breve.
Crescimento dos consumidores ativos no e-commerce de 2013 a 2016
Nesta semana, eu dei uma visualizada nas edições do referido estudo – que apresenta estatísticas semestrais – e os agrupei em um único bloco de dados, confira:
• 2013 (primeiro semestre): 14,10 milhões de consumidores ativos no e-commerce
• 2013 (segundo semestre): 31,27 milhões
• 2014 (primeiro semestre): 18,90 milhões
• 2014 (segundo semestre): 37,99 milhões
• 2015 (primeiro semestre): 17,60 milhões
• 2015 (segundo semestre): 39,14 milhões
• 2016 (primeiro semestre): 23,10 milhões
• 2016 (segundo semestre): 47,93 milhões
A fim de facilitar a nossa visualização, eu plotei essas estatísticas em um gráfico (veja a seguir), o qual expõe a escalada dos consumidores únicos (em milhões) semestre a semestre, desde a primeira metade de 2013 ao final de 2016, observe:
Como podemos verificar, nós tínhamos no começo de 2013 um total de 14,10 milhões de consumidores que realizaram ao menos uma compra online. Esse número subiu para 47,93 milhões no final de 2016.
Isso significa que temos hoje cerca de 25% dos brasileiros realizando compras no comércio eletrônico, ou seja, três vezes mais pessoas do que em 2013. Certamente, isso representa três vezes mais chances para você abrir uma loja virtual e prosperar no comércio eletrônico. Em resumo, essa é a hora de você fazer um Plano de Negócios e realizar um desenvolvimento de e-commerce.
Como implantar uma loja virtual?
O jeito mais fácil de implantar uma loja virtual é por meio de uma plataforma e-commerce. Você pode alugar uma como a plataforma VTEX, por exemplo, que possibilita total customização. Dessa forma é possível criar uma loja virtual com Design totalmente original e exclusivo, o que é um diferencial no mercado de comércio eletrônico.