Pesquisa visual: importância de otimizar as imagens da sua loja virtual

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Mais de 50% dos consumidores dizem que informação visual é mais essencial que o texto

No e-commerce, a pesquisa visual é tão importante ou mais que a pesquisa de texto. Imagem: @storyset
No e-commerce, a pesquisa visual é tão importante ou mais que a pesquisa de texto. Imagem: @storyset

No comércio digital, a pesquisa visual, também chamada de visual search, é o nome dado às pesquisas por imagens de produtos feitas pelos consumidores em mecanismos de buscas como o Google e o Bing; em redes sociais como o Instagram e o Pinterest; e em sites de e-commerce como lojas virtuais e marketplaces, por exemplo.

As pesquisas visuais podem ser feitas de várias formas. A busca por palavras-chave no Google Images ou em redes sociais é uma delas. Outro jeito de fazer isso é usar apps de reconhecimento de imagens como o Google Lens, que permite fotografar um objeto do mundo real e encontrá-lo na web.

Além disso, os consumidores podem navegar em uma loja virtual observando apenas as suas imagens. Neste tipo de pesquisa visual, o consumidor entra na loja, acessa um departamento ou página de categoria e observa as fotografias de produtos até encontrar o que precisa. Daí, então, basta selecionar e finalizar a compra do produto.

Vídeo: tudo o que você precisa saber sobre pesquisa visual

Por que preparar as imagens da sua loja virtual para a pesquisa visual? Existem, de fato, muitos motivos para você começar a fazer isso agora mesmo. Só para você ter uma ideia, de acordo com dados de infográfico da Invesp:

  • 36% dos consumidores usam a pesquisa visual;
  • 50% ou mais dos consumidores dizem que a informação visual é mais importante do que o texto ao fazer compras online;
  • 74% dos consumidores dizem que as pesquisas tradicionais de palavras-chave baseadas em texto são ineficientes para ajudar a encontrar os produtos certos online;
  • 72% dos usuários de internet dos EUA pesquisam conteúdo visual regularmente antes de fazer uma compra;
  • 62% dos millennials preferem ter a capacidade de usar a pesquisa visual ao invés de qualquer outra tecnologia;
  • 55% dos consumidores dizem que a pesquisa visual contribuiu para influenciar seu estilo e gosto;
  • 21% dos anunciantes acreditam que a pesquisa visual é a tendência mais importante para seus negócios.
Vídeo: conheça o Google Lens, um app de pesquisa visual

Como se pode observar, a visual search tem uma enorme importância no e-commerce. Por isso, é preciso levá-la a sério preparando as fotos e ilustrações da sua loja virtual de uma forma que elas possam ser encontradas mais facilmente pelos consumidores online. Pois logo em seguida você ficará por dentro de algumas dicas que lhe ajudarão a fazer isso.

COMO PREPARAR SUAS IMAGENS PARA A PESQUISA?

O primeiro passo para preparar as imagens da sua loja virtual para a pesquisa visual é clicar boas fotos. Recorra, então, a um profissional do ramo ou a um serviço especializado em fotos para e-commerce como o Snapcomm.

Uma vez com as fotos prontas, converta-as para um formato de última geração e otimize as dimensões, a resolução e o tamanho dos arquivos. Lembre-se, as fotos devem ter uma boa resolução para serem reconhecidas pelos apps de reconhecimento visual, mas não podem ficar grandes e pesadas demais para não comprometer o SEO e a experiência de compra do e-commerce.

Vídeo: conheça a ferramenta de pesquisa interna para lojas virtuais, VTEX Intelligent Search!

Logo depois de preparar as imagens, insira-as em sua loja virtual e, se quiser, nas suas redes sociais e blog de e-commerce. Ao fazer isso, inclua uma legenda e a tag alt text em cada uma delas com a palavra-chave de maior demanda para o produto em questão. Desse modo, os consumidores poderão encontrar as suas fotos após digitarem o nome do produto nas redes sociais e nos sites buscadores.

Além disso, organize a sua loja virtual como um todo. Isto é, a arquitetura da informação dentro dela deve ser muito bem hierarquizada. Use as tags de cabeçalho como a H1, H2, H3 e H4, etc., para realizar esse trabalho. Por exemplo, para as páginas de categorias use H1 e para as páginas de produtos o H2. Isso facilitará a navegação do consumidor e favorecerá a pesquisa visual.

Assim que puder clique em “Fotos para loja virtual” e descubra qual o tamanho ideal para imagens de produtos!