Acaba de ser lançada a pesquisa e-commerce “Comportamento do Consumidor Online 2018”. Pois este estudo expõe várias curiosidades acerca dos consumidores do comércio eletrônico brasileiro.
Certamente, uma dessas curiosidades é a que revela que as meninas compram muito mais artigos de moda e de bebê enquanto os meninos compram muito mais bebidas e produtos de informática. Ou seja, há uma supremacia delas e deles nas categorias mencionadas.
Ao visualizar esta pesquisa, você poderá saber quais produtos são mais comprados por determinados tipos de pessoas, por exemplo. Como se pode observar, isso é uma mão na roda para criar um mix de produtos campeão.
Vale lembrar, este relatório foi produzido pela Anymarket, Neoassist e Vindi conforme estatísticas de acessos de mais de 35 milhões de consumidores cadastrados na plataforma de engajamento Social Miner e nos bancos de dados das demais empresas já mencionadas. Os números abrangem, basicamente, o período de janeiro a dezembro de 2018.
Pesquisa e-commerce mostra que meninas compram moda, e meninos informática
De acordo com o estudo:
• 92,58% dos homens e 07,42% das mulheres compram produtos de informática
• 70,12% dos homens e 29,88% das mulheres compram bebidas
• 65,54% dos homens e 34,46% das mulheres compram eletrônicos
• 47,82% dos homens e 52,18% das mulheres compram em multicategorias
• 47,42% dos homens e 52,58% das mulheres compram em livrarias
• 46,01% dos homens e 53,99% das mulheres compram eletrodomésticos
• 42,65% dos homens e 57,35% das mulheres compram viagens e estadias
• 27,52% dos homens e 72,48% das mulheres compram alimentos
• 25,63% dos homens e 74,37% das mulheres compram produtos pet
• 22,92% dos homens e 77,08% das mulheres compram móveis
• 16,37% dos homens e 83,63% das mulheres compram produtos de beleza
• 10,77% dos homens e 89,23% das mulheres compram produtos de moda
• 07,59% dos homens e 92,41% das mulheres compram produtos para bebês
Enfim, esses dados revelam não apenas que as mulheres têm comprado mais no e-commerce. Eles apontam sobretudo uma hegemonia delas nas compras de produtos de moda e artigos para bebês, e também uma hegemonia dos homens nas compras de bebidas e produtos de informática.
Ticket Médio por categoria
O Ticket Médio por categoria no período, conforme esta pesquisa e-commerce, foi de:
• R$ 1.000,00 para eletrônicos
• R$ 684,33 para multicategorias
• R$ 677,50 para eletrodomésticos
• R$ 481,00 para informática
• R$ 319,60 para moda
• R$ 207,67 para bebidas
• R$ 196,00 para móveis
• R$ 156,67 para pet
• R$ 150,00 para bebês
• R$ 147,00 para livraria
• R$ 143,20 para beleza e saúde
Sendo assim, somando o total de todas as categorias e dividindo-o por 11 temos um Ticket Médio geral de R$ 378,45.
Volume de vendas mobile e desktop
O estudo aponta, ainda, que o desktop commerce foi responsável por 76% das vendas no e-commerce em 2018. Dessa forma, as lojas mobile ficaram com 24% do mercado online no período.
Aqui, principalmente, os produtos de informática foram destaque. Exatamente 83,54% deles foram comercializados via desktop e apenas 16,46% foram vendidos via tecnologias móveis.
Ademais, a categoria mais comercializada via mobile foi a de móveis, com 46,70% das vendas realizadas via smartphones e tablets e 53,30% das vendas feitas por meio de computadores desktop.
Mais dados da pesquisa e-commerce Anymarket
Esta pesquisa e-commerce da Anymarket expõe estatísticas sobre:
• Variação de volume de visitas
• Variação de volume de vendas
• Vendas por região
• Vendas por estado
• Vendas por categoria
• Vendas por categorias vs gênero
• Vendas por categorias vs região
• Preço médio por categoria
• Vendas em marketplaces
• Volume de vendas mobile vs desktop
• Volume de vendas mobile vs desktop por categoria
• Transações aprovadas vs método de pagamento
• Transações aprovadas vs parcelamento
• Impacto do Ticket Médio no parcelamento
• Transações por bandeira
• Chamados por canal de atendimento
• Análise de datas comerciais
Para baixar o documento completo acesse a página “Relatório Comportamento do Consumidor” e preencha os campos. Vale a pena dar uma espiada nesses números. Desse modo, você saberá quem está comprando o quê, e isso poderá lhe ajudar a otimizar seu mix de produtos.