Pesquisa de mercado é uma ferramenta de Marketing que tem como objetivo obter dados acerca do comportamento dos consumidores para, dessa maneira, gerar insights para melhorias, descobrir oportunidades de negócios e prevenir sua empresa contra riscos. Além disso, essa ferramenta é fundamental para ajudar comerciantes como você a tomar decisões. Ela é ideal para uso tanto no comércio físico quanto no digital, bem como no comércio unificado. Saiba mais em seguida!
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Descubra, neste artigo, como fazer uma pesquisa de mercado! Conheça algumas vantagens interessantes de usar esse recurso, às quais não são muito divulgadas! Fique por dentro de algumas plataformas de pesquisas e suas peculiaridades!
TIPOS DE PESQUISA DE MERCADO
As pesquisas de mercado são, basicamente, de dois tipos:
Primária
Você ou uma empresa contratada cria perguntas e coleta as respostas dos consumidores. Neste caso, define-se uma amostra e, logo depois, entrevista-se os consumidores dessa amostra de duas formas. Da forma quantitativa, na qual recolhem-se dados estatísticos; e da forma qualitativa, que exige dos consumidores respostas em formato de texto.
Secundária
Aqui você ou uma empresa contratada seleciona pesquisas primárias que já estão prontas e revela o que há por trás dos números que elas apresentam. Em outras palavras, faz-se um estudo acerca de pesquisas primárias, combinando-as e completando-as umas com as outras. Desse modo, geram-se novos relatórios e insights úteis para a sua empresa ou para um setor do mercado.
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Neste artigo, estamos mostrando como lançar pesquisas de mercado primárias. Para tanto, você precisará de acesso a uma plataforma de pesquisas e, mais do que isso, a um painel de respondentes adequado. Continue lendo para saber mais!
PLATAFORMAS PARA PESQUISA DE MERCADO
Existem várias plataformas online que você pode usar para fazer uma pesquisa de mercado. Use, por exemplo:
- Opinion Box
- Survey Monkey
- QuestionPro
- Zoho Survey
- LimeSurvey
Na hora de escolher a plataforma, leve em conta o que ela oferece em cada plano. Perceba que todas elas têm ferramentas para criar as perguntas, mas nem todas possuem um painel de respondentes. Ou seja, algumas plataformas conferem apenas recursos para criar a pesquisa, mas não para obter as respostas. Com efeito, neste caso, será necessário distribuir sua pesquisa para o público utilizando outros meios como anúncios patrocinados, por exemplo.
Plataformas com painel de respondentes
As plataformas que contam com painel de respondentes como a Opinion Box são mais práticas. Basta criar a pesquisa, distribuir dentro da plataforma e aguardar os resultados. Na Opinion Box, cada entrevista para uma pesquisa simples com 5 perguntas custa R$6,00. Logo, 100 entrevistas saem por R$600,00 e 500 entrevistas saem por R$3.000,00 (em 2024). O painel de respondentes desta plataforma conta com mais de 100.000 pessoas com 16 a até mais de 50 anos; das classes sociais A, B, C, D e E de todo o Brasil, sendo 52% mulheres e 48% homens.
Okay, você pode achar R$600,00 ou R$3.000,00 um alto preço a pagar por uma pesquisa. Mas pense bem! Esta pode ser uma pesquisa que poderá ser compartilhada por outras empresas e instituições de comunicação. E, mais do que isso, ela poderá viralizar e, assim, trazer uma grande notoriedade e audiência para o seu comércio.
Enfim, outra alternativa, a Survey Monkey, possui vários planos para a ferramenta de criação de pesquisa. No entanto, seu painel de respondentes, o SurveyMonkey Audience, tem tabela de preços à parte. Seja como for, o fato é que fazer pesquisas de mercado pode trazer muitas vantagens para o seu comércio. Descubra que vantagens são estas a seguir!
VANTAGENS DE FAZER PESQUISA DE MERCADO
Ao realizar uma pesquisa de mercado você obterá principalmente insights valiosos. Esses insights lhe ajudarão a tomar decisões melhores e a alcançar oportunidades que estavam ocultas. Mas não é só isso. Uma pesquisa de mercado também pode proporcionar benefícios como:
Maior exposição nos portais de notícias e mídias tradicionais
Logo depois de finalizar a sua pesquisa, você pode contratar uma assessoria de imprensa para que ela possa enviar um mailing de imprensa ao redatores de jornais como O Globo, Estadão e Folha de São Paulo; bem como os jornalistas de programas de TV como o Jornal Nacional, e de portais de notícias como o G1, entre outros, avisando-os da novidade. Assim, sua pesquisa pode eventualmente aparecer em uma reportagem, gerando uma larga exposição da sua marca.
Backlinks
Se a sua pesquisa ganhar notoriedade na internet, o seu site fatalmente passará a receber backlinks de portais de notícias, blogs, canais de vídeo e outras mídias online. Dessa maneira, seu site receberá boas referências de todos os lados, o que pode melhorar o posicionamento das suas páginas no Google.
Como se pode observar, uma simples pesquisa de mercado pode aumentar a exposição da sua marca, aumentar também a consciência de marca, e gerar mais visitas para o seu blog ou loja virtual. E isso, enfim, certamente se traduzirá em mais vendas. Portanto, faça você também uma pesquisa de mercado! E se os resultados forem bons, transforme isso em uma prática recorrente!