Pesquisa aponta motivos que já levaram consumidores a comprar em e-commerces

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Entenda o que as pessoas querem e implante as soluções em sua loja virtual!

Preferências do consumidor e-commerce
Pesquisa revela as preferências do consumidor e-commerce

Em março de 2017, a Rock Content realizou uma pesquisa com 958 indivíduos que demonstrou as preferências deles em relação a determinados aspectos do comércio eletrônico nacional, as quais podem ser aproveitadas por você lojista virtual que me lê agora.

Uma das questões levantadas no projeto foi qual o motivo pelo qual os consumidores já compraram em e-commerces. Vejamos o que os pesquisados responderam em dados percentuais:

• 74,2% dos consumidores já procuraram as lojas virtuais porque os preços são comumente mais baratos do que os das lojas físicas;

• 73,3% gostam da facilidade de comparar preços e produtos que as lojas online oferecem;

• 69,6% acham que comprar em lojas virtuais é mais cômodo;

• 49,1% gostam da possibilidade de conferir reviews e comentários sobre o produtos e/ou serviços que as lojas online proporcionam;

• 36,5% já procuraram as lojas virtuais por causa das apresentações e descrições completas dos produtos e/ou serviços;

• 34,7% dos consumidores dizem que os cupons de desconto os motivam a comprar em lojas online;

• 21,4% revelam que procuraram uma loja virtual quando esse era o único lugar onde o produto desejado estava disponível;

• 8,7% já compraram em lojas online por indicação de outras pessoas;

• 0,7% já compraram em lojas virtuais por outros motivos.

O estudo apontou ainda que o frete muito alto, a reflexão sobre a necessidade da compra e o prazo de entrega muito demorado são os principais fatores para a desistência da compra, também chamada de abandono de carrinho.

Todos esses problemas têm as suas soluções. A questão da reflexão da necessidade da compra que causa desistências, por exemplo, pode ser resolvida com o recurso SmartCheckout® da plataforma e-commerce Vtex, que facilita a compra por impulso.

Elimine os problemas e incremente as soluções gradativamente em sua loja virtual para que, desta forma, ela possa se tornar um e-commerce outlier (fora de série) no futuro próximo.