Em março de 2017, a Rock Content realizou uma pesquisa com 958 indivíduos que demonstrou as preferências deles em relação a determinados aspectos do comércio eletrônico nacional, as quais podem ser aproveitadas por você lojista virtual que me lê agora.
Uma das questões levantadas no projeto foi qual o motivo pelo qual os consumidores já compraram em e-commerces. Vejamos o que os pesquisados responderam em dados percentuais:
• 74,2% dos consumidores já procuraram as lojas virtuais porque os preços são comumente mais baratos do que os das lojas físicas;
• 73,3% gostam da facilidade de comparar preços e produtos que as lojas online oferecem;
• 69,6% acham que comprar em lojas virtuais é mais cômodo;
• 49,1% gostam da possibilidade de conferir reviews e comentários sobre o produtos e/ou serviços que as lojas online proporcionam;
• 36,5% já procuraram as lojas virtuais por causa das apresentações e descrições completas dos produtos e/ou serviços;
• 34,7% dos consumidores dizem que os cupons de desconto os motivam a comprar em lojas online;
• 21,4% revelam que procuraram uma loja virtual quando esse era o único lugar onde o produto desejado estava disponível;
• 8,7% já compraram em lojas online por indicação de outras pessoas;
• 0,7% já compraram em lojas virtuais por outros motivos.
O estudo apontou ainda que o frete muito alto, a reflexão sobre a necessidade da compra e o prazo de entrega muito demorado são os principais fatores para a desistência da compra, também chamada de abandono de carrinho.
Todos esses problemas têm as suas soluções. A questão da reflexão da necessidade da compra que causa desistências, por exemplo, pode ser resolvida com o recurso SmartCheckout® da plataforma e-commerce Vtex, que facilita a compra por impulso.
Elimine os problemas e incremente as soluções gradativamente em sua loja virtual para que, desta forma, ela possa se tornar um e-commerce outlier (fora de série) no futuro próximo.