Personas: por que usá-las no e-commerce?

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7 motivos para você começar a usar esse recurso agora!

Personas representam todo ou parte do seu público. Imagem: @pikisuperstar
Personas representam todo ou parte do seu público. Imagem: @pikisuperstar

“Personas” ou “buyer personas” é um termo em Inglês que significa “personalidade compradora”. Em Marketing, esse termo é utilizado para denominar os arquétipos de personalidades que representam todo ou apenas uma parcela de um público-alvo.

Uma das funcionalidades dessas personalidades compradoras é que por meio delas você e os seus colaboradores podem visualizar melhor quem são os consumidores que acessam e fazem compras no seu e-commerce. Assim, é possível criar uma publicidade mais relevante para eles e gerar mais vendas.

Vídeo: saiba mais sobre personas!

POR QUE USAR PERSONAS NO E-COMMERCE?

Basicamente, você deve criar buyer personas porque por meio delas é possível obter:

1 – Maior e melhor entendimento do público:

De acordo com o estudo da ITSMA, as personas proporcionam um melhor entendimento do público. Na pesquisa, 90% dos entrevistados reconheceram que este recurso lhes ajudou a ter uma visão mais clara dos compradores.

2 – Aumento da taxa de abertura de e-mails:

As personas também são úteis em campanhas de E-mail Marketing. Conforme informações citadas em post do blog Board View, elas geram uma taxa de abertura de e-mails que varia entre 2 a 5 vezes maior do que sem o uso delas.

3 – Melhor taxa de conversão de e-mails:

Além de aumentar a taxa de abertura, as personas também melhoram a taxa de conversão dos e-mails. De acordo com dados do Martech Zone, o uso de personas do comprador em programas de E-mail Marketing aumenta a taxa de conversão em 10%.

Vídeo: saiba mais sobre personas (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player no Youtube)

4 – Aumento do tráfego no site:

Segundo artigo do blog Rock Content, a inclusão de buyer personas em estratégias de SEO pode gerar um aumento de tráfego orgânico na ordem de 55%. Além disso, quando inclusas em outras estratégias como em campanhas em redes sociais e de tráfego pago, o tráfego pode aumentar em 210%.

5 – Aumento das oportunidades de Marketing:

Um case apresentado pela empresa Marketing Sherpa demonstrou que enteder os motivos dos compradores pode aumentar as oportunidades de Marketing Online em até 73%. Ou seja, criar personas pode lhe ajudar a descobrir novas formas de conquistar o seu público.

6 – Maior geração de leads no Funil de Vendas:

De acordo com a já citada Board View, 93% das empresas excedem as suas metas de leads ao segmentarem seus bancos de dados por meio do uso de personas. Ademais, 56% das empresas criam leads de maior qualidade por meio desta estratégia.

7 – Aumento do lucro:

Ainda conforme a Board View, 71% das empresas que excedem as metas de receita possuem personas documentadas. Além disso, 47% das empresas que superam as metas de vendas e receita mantêm consistentemente as suas personas.

Além disso, contar com personas pode ser útil em campanhas de Inbound Marketing. Por meio delas você pode entregar o conteúdo mais adequado para cada consumidor e assim obter mais fidelização e retorno positivo.

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COMO CRIAR PERSONAS

Como se pode observar, quem cria personas para conhecer o público pode obter muitas vantagens competitivas. Mas como fazer para elaborá-las? Primeiramente, estabeleça qual o seu segmento de negócios. Logo depois, consulte as estatísticas demográficas, geográficas, etc., do seu setor e também as geradas pelas suas redes sociais, lojas virtuais, etc.

Reconheça também as fases da Jornada do Consumidor, pois cada uma delas demanda um tipo de persona. Com base nesses dados, crie uma personagem com nome, endereço, idade, hábitos, etc. Torne esta personagem palpável por meio de um avatar ou uma foto, por exemplo. Se quiser, use um criador de personas nesta etapa.

Prontinho. Agora é só usar as personas que criou para desenvolver seu conteúdo publicitário. Com isso, espera-se atingir em cheio cada segmento e cada tipo de consumidor de um jeito mais aprofundado. A ideia, enfim, é conseguir captar e conquistar mais consumidores transformando-os em leads, clientes e fregueses do seu e-commerce.

  • Assim que puder clique em “Brand persona” e saiba como usar esse recurso no seu e-commerce!