People Marketing é uma metodologia de Marketing lançada pela Social Miner em 2015. Ela é focada na divulgação personalizada de mensagens publicitárias para pessoas com diferentes comportamentos e que encontram-se em diferentes estágios de compra.
Em outras palavras, essa metodologia visa atingir cada pessoa de modo singular. Isto é, com a mensagem certa, do jeito mais adequado e no momento mais oportuno.
Dessa maneira, a tendência é que as empresas que usam o People Marketing obtenham melhor conversão de vendas do que as que empregam um Marketing engessado, ou seja, com baixo índice de personalização de mensagens.
Acesse e leia também o post “Importância do Marketing Digital”.
FERRAMENTAS DO PEOPLE MARKETING
A fim de criar uma experiência personalizada de comunicação com os consumidores, o People Marketing faz uso de várias ferramentas. Conheça algumas delas em seguida:
Base de consumidores:
Para colocar o People Marketing em prática é fundamental contar com uma base de consumidores cadastrada.
Você pode fazer isso por meio de um sistema de notificações push, por exemplo.
Mas, se preferir, poderá recorrer à uma boa lista de assinantes de E-mail Marketing.
Cadastrar é fundamental, pois os consumidores cadastrados podem ser rastreados e, assim, os seus comportamentos podem ser mapeados e previstos.
Big Data:
Big Data é o acúmulo de dados. No caso do People Marketing, você deve obter dados principalmente da sua base de consumidores cadastrados.
“Ok, mas quais tipos de dados?”, você pode querer saber. Pois bem, aqueles que se referem ao comportamento, aos interesses e ao perfil dos consumidores.
Neste cenário, é possível extrair dados por meio de múltiplos recursos, tais como com:
- Softwares de E-mail Marketing ou de notificações push
- Aplicativos de estatísticas integrados ou não ao seu site, blog e/ou loja virtual
- Pesquisas diretas com os consumidores da sua base
- Histórico de acessos de cada um dos seus consumidores
- Histórico de pesquisas dos consumidores
- Histórico de compras dos consumidores
Estes são apenas alguns dos modos de obter dados. Obviamente há muitas outras formas de fazer isso e você poderá usá-las conforme a necessidade.
Jornada de Compra:
A Jornada de Compra é um recurso que especifica em qual fase de compra os consumidores estão.
De acordo com a Jornada de Compra, os consumidores podem ser classificados em ao menos cinco estágios, são eles:
1 – Conscientização:
Nesta etapa, o consumidor está em busca de um produto ou serviço que lhe ajude a realizar um desejo ou resolver um problema.
2 – Ponderação:
Aqui, o consumidor já encontrou o tipo de produto que precisa, porém, há vários produtos similares. Então, agora ele está tentando decidir qual deles tem o melhor custo / benefício.
3 – Decisão:
O consumidor, enfim, decide qual a marca e modelo de produto que irá comprar. Ele decide também em qual loja fará a compra e como fará o pagamento, entre outras coisas.
4 – Filiação:
O consumidor cadastra-se na loja virtual ou loja física. Coloca o produto no carrinho e, no caixa, faz o pagamento. Agora, ele deixou de ser um consumidor e tornou-se um cliente.
5 – Fidelização:
Se o consumidor gostar da experiência de compra e entrega proporcionada pela sua loja, logo ele voltará para comprar mais. Isso fará dele um freguês, isto é, um cliente fidelizado.
Como se pode observar, se o Marketing for engessado, do tipo que fornece a mesma mensagem para todos esses momentos de compra, vai ser mais difícil fazer uma venda.
Todavia, se você personalizar a mensagem para cada momento e entregá-la na hora exata para os consumidores certos, então o sucesso será maior.
Neurociência:
Neurociência e Neuromarketing são ferramentas que possibilitam que você crie a mensagem adequada para cada etapa da Jornada de Compra.
Além disso, com elas é possível personalizar a mensagem conforme o comportamento, os interesses e o perfil de cada consumidor.
Dessa forma, pode-se ativar a emoção mais adequada para cada momento e modo de agir de cada consumidor e evitar ruídos na comunicação.
Os ruídos na comunicação ocorrem quando uma pessoa deseja um tipo de resposta e recebe outra que não tem nada a ver com o que ela está procurando.
Ao evitar os ruídos, a mensagem atinge o consumidor com mais eficiência.
Inteligência Artificial:
Sistemas de Inteligência Artificial são úteis porque permitem identificar rapidamente os consumidores e seus momentos de compra.
Além do mais, esses sistemas possibilitam entregar as mensagens corretas para esses consumidores de forma automática, o que agiliza os processos de comunicação.
Acesse e leia também “Agência de Marketing Digital SP“.
VANTAGENS DO PEOPLE MARKETING NO E-COMMERCE
O People Marketing é importante para o e-commerce porque possibilita:
- Produzir conteúdo e mensagens cada vez mais personalizadas
- Entregar as mensagens certas no momento certo de cada consumidor
- Atingir cada consumidor de um modo tão específico que estes não terão como recusar sua ajuda
Desse modo, o People Marketing tem potencial para aumentar não apenas as vendas, mas também o engajamento e a fidelização. Por isso vale a pena implantá-lo no seu comércio eletrônico.
Acesse e leia também o post “Marketing de Conteúdo para e-commerce“.