Parque das Aves lança loja virtual é uma notícia que atravessa o segmento de Turismo como um pequeno raio de luz. No Brasil, este setor sofreu quedas acima de 50% (IBGE) no faturamento devido à crise de Covid-19. Por isso, o famoso parque colocou em prática uma estratégia de sobrevivência muito bacana, que abordarei ao longo deste post.
Antes de mais nada, o Parque das Aves é um atrativo turístico privado localizado próximo às Cataratas do Iguaçu, no Paraná. Fundado em 1994, ele conta com 16 hectares de Mata Atlântica, onde vivem variadas espécies de animais. Trata-se de uma instituição focada na conservação das aves da referida mata.
O local possui trilhas que podem ser percorridas por turistas. A partir delas é possível observar os pássaros locais e ambientes que imitam ecossistemas. Os ingressos custam de R$ 60,00 a até R$ 250,00 (dependendo do tipo de experiência).
Todavia, com os períodos de quarentena decretados em todo o mundo, o parque tem ficado vazio e, sendo assim, sem recursos para manutenção. Foi aí que seus administradores tiveram a ideia de lançar um e-commerce. Saiba, em seguida, como ele foi desenvolvido.
Assim que puder clique também em “Quais os desafios do mercado e-commerce de Turismo” para ler um post complementar.
PARQUE DAS AVES LANÇA LOJA VIRTUAL A PARTIR DE UM PLANO DE CONTINGÊNCIA
De acordo com notícia veiculada no site O Presente, o e-commerce do Parque das Aves nasceu a partir de um Plano de Contingência. Em meio à pandemia de Coronavírus, os gestores da instituição criaram uma equipe, a qual ficou encarregada de gerar alternativas de sobrevivência para o atrativo. Disso nasceram dois projetos, sendo o primeiro um programa de doações e o segundo a criação de uma loja virtual.
Daí em diante, o desenvolvimento do comércio eletrônico contou com o engajamento e participação de voluntários. O mix de produtos, por exemplo, foi criado a partir de uma parceria do parque com artistas e confecções locais. Colaboradores atuaram como modelos para exposição dos produtos na vitrine online. O projeto também recebeu ajuda de vários profissionais da região como fotógrafo e maquiador.
Vale dizer, a fabricação dos produtos leva em conta a ética e a responsabilidade socioambiental. Esses conceitos influenciam o negócio de várias maneiras. Por exemplo, as fábricas são próximas, o que reduz a poluição provocada no transporte de matérias-primas e produtos acabados em longas distâncias. Os produtos são duráveis e os colaboradores são valorizados.
Enfim, descubra no próximo tópico como é a loja online e quais são as categorias de produtos deste e-commerce de Turismo.
Depois de terminar de ler este artigo, aproveite para clicar em “Loja virtual de Turismo” e aprenda a criar a sua!
COMO É A LOJA VIRTUAL DO PARQUE DAS AVES
A notícia “Parque das Aves lança loja virtual” pode parecer estranha a princípio, posto que nós do e-commerce não estamos acostumados com a ideia de que um parque possa atuar no comércio eletrônico. Mas é possível.
A loja virtual do Parque das Aves conta com produtos inspirados nos bichos, materiais e temas da Mata Atlântica. Esses produtos são comercializados online em seis categorias, são elas:
- Desfile: moda temática do parque para crianças, jovens e adultos;
- Ninho: roupas, babadores e pelúcias para bebês;
- Fofuras: pássaros de pelúcia;
- Biblioteca: livros como “Aves de Iguaçu” e “A Mata Atlântica é aqui. E daí?”, entre outros;
- Preciosas: brincos e pingentes de topázio, ágata e ametista;
- Lembranças: canecas, saquinhos, canudos, miniaturas e outros brindes e souvenirs.
O e-commerce aceita pagamento com cartão de crédito. O frete é realizado por meio das modalidades PAC e SEDEX para todo o Brasil. O site é protegido com certificado SSL. Ele também conta com campo de pesquisa, carrinho virtual, painel “Minha Conta” e integrações com as redes sociais.
Como a instituição é contra o consumismo desenfreado, a ideia central deste comércio eletrônico é estimular a compra com propósito. Em outras palavras, as chamadas de Marketing giram em torno do tema de que cada compra feita nesta loja online apoia a manutenção do Parque das Aves.
PLANO DE CONTINGÊNCIA NO TURISMO
Como se pode observar, a partir de um Plano de Contingência o Parque das Aves criou alternativas para a manutenção de sua infraestrutura e de seus serviços durante a crise de Covid-19. Muitas empresas do ramo precisam mais do que nunca fazer o mesmo.
O Plano de Contingência movimenta a empresa, envolve parcerias, inclui a sociedade. Se a causa for boa, muitas pessoas certamente aparecerão para ajudar. Portanto, como disse no início, esse projeto do Parque das Aves é um pequeno raio de luz no setor Turismo.
Acesse e leia também o nosso artigo “Plano de Contingência E-commerce”. Descubra, dessa forma, como se preparar para a crise do Coronavírus.